Há algum tempo vinha pensando nessa combinação de sabores e vocês não podem imaginar o sabor e aroma desse risoto, ficou dos deuses. Leve e muito saboroso utilizando poucos, mas ótimos ingredientes.
Fico muito feliz quando consigo criar pratos com ótimos resultados!
INGREDIENTES: ( 2 porções)
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1/2 xícara (chá) de cebolinha picada
150 g de ervilha congelada ( não pode ser de lata)
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
3 tomates italianos maduros sem pele e sem sementes picados
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
Sal e azeite
Folhas de manjericão
Caldo de legumes, o suficiente
MODO DE FAZER:
Cobrir o fundo de uma panela antiaderente com azeite e dourar a cebola e o alho, juntar as ervilhas congeladas e deixar refogar por alguns minutos mexendo sempre para não grudar. Acrescentar o arroz, mexer bem durante cerca de dois minutos e juntar o vinho, quando evaporar adicionar os tomates picados, salgar, deixar refogar por mais dois minutos mexendo sempre e começar a colocar duas a três conchas de caldo por vez. Mexer e conforme o caldo for secando, continuar com o procedimento até o arroz atingir o ponto desejado.
Provar o sal e observar a textura.
Reduzir aos poucos a quantidade de líquido a ser acrescentado, de modo que quando ele estiver ao dente, fique levemente úmido, mas sem caldo. Finalizar com folhas de manjericão rasgadas ou picadas.
Retirar do fogo e servir imediatamente.
DICA: Optar sempre por caldos caseiros no lugar dos industrializados. Para elaborar o caldo deste risoto usei 2 talos de salsão com as folhas, 1 cenoura, 1 cebola, 3 ramos de cebolinha e um punhado de salsinha com os talos, 1 tomate, água fria, sal e um fio de azeite. Levei para o fogo e cozinhei até os vegetais amolecerem.