Este é um tipo de pão de preparo fácil para aqueles que querem se aventurar na arte de fazer pão. Fácil e com resultado certeiro, vai dar muito prazer em fazer e degustar!
É muito interessante ver como os mesmos ingredientes em quantidades variadas e modos de preparo diversos podem produzir pães tão diferentes, tanto no sabor, como nas texturas e nos formatos! A arte de fazer pão que é tão antiga, universal e tão prazeirosa continua a ser praticada por muitos, pois o pão é o alimento nobre do mundo!
INGREDIENTES:
500 ml de água
10 g de fermento biológico seco ou 30 g de fermento fresco
3 colheres (sopa) rasas de açúcar demerara
1 colher (sopa) rasa de sal
1/3 de xícara (chá) de azeite ou óleo ou 80 ml
900 g de farinha de trigo
MODO DE FAZER:
Colocar numa tigela a água e o fermento, mexer bem, juntar o açúcar e o azeite, mexer. Adicionar aos poucos a farinha, nessa hora juntar o sal. A farinha dependendo do tipo e da temperatura ambiente serão necessários cerca de 800 a 900 g.
A massa deverá ficar homogênea e levemente pegajosa. Colocar a massa numa bancada enfarinhada e sovar por 10 minutos. Fazer uma bola, enfarinhar e deixar dentro da tigela coberta com filme plástico ou pano e deixar descansar até dobrar de volume. O tempo varia de 1,30 a 2,30 h
Enfarinhar a bancada, despejar a massa e dividir em 2 ou 3 porções. Abrir cada uma com os dedos fazendo um retângulo e enrolar como um rocambole, na parte final da massa fazer um corte fazendo duas abas e finalizar o rocambole. Acomodar cada um numa assadeira, não há necessidade de untar ou enfarinhar. Cobrir com um pano e deixar dobrar de volume.
Preaquecer o forno a 200 °C durante 20 minutos e levar os pães para assar até dourarem( cerca de 30 a 40 minutos)
Retirar o pão do forno e colocar em uma grade para esfriar.
Sobre a grade, o pão esfria melhor, o ar circula por baixo e, sem contato direto com o vapor.