TAGLIATELLE COM PRESUNTO CRU E ALMEIRÃO

20140625-131839.jpg

Na minha última viagem a New York provei uma massa maravilhosa no Eataly, tagliatelle con prosciutto crudo e um vegetal que só cresce no hemisfério norte.

O Eataly é um local sensacional, cheio de gente, tanto de moradores da cidade como de inúmeros turistas que circulam e curtem esse espaço que é uma incrível combinação de: mercado, cafeteria, gelateria, restaurantes e escola de culinária, tudo em um só lugar. Um colírio para os olhos e um templo da gastronomia italiana!

O primeiro Eataly abriu em 2007 nos arredores de Turim, Itália, aproveitando o galpão de uma fábrica desativada do vermute Carpano. Só depois de consagrado em seu país de origem o conceito chegou a Nova York, em 2010, num empreendimento capitaneado pelo chef Mario Batali (do Del Posto e Osteria Mozza, entre outros). O Eataly fica localizado na 200 5th Ave, New York, NY.

Tentei fazer algumas adaptações para encontrar um vegetal que chegasse no mesmo sabor. Substitui por almeirão, ficou delicioso, com chicória também dá certo. Vejam a receita que é muito rápida e prática.
Vale a pena provar!

Ingredientes:

1 pacote de tagliatelle (talharim) de grano duro
100 gr de presunto cru picado
1 maço de almeirão ou chicória
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
3 tomates maduros sem pele sem sementes picados
Meio copo de vinho branco seco
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Modo de fazer

Cozinhando a massa.

Colocar o macarrão na panela quando a água estiver em ebulição. Adicionar o sal e mexer bem para soltar totalmente a massa. As massas longas não devem ser cortadas! Geralmente costuma-se utilizar um litro de água para cada 100 g de massa.

Se a massa longa não couber inteira na panela, deixar a parte que está fora, pois quando começar a amolecer ela escorregará para dentro da água, você poderá ajudar mexendo com um garfo adequado. Deixar cozinhar, mexendo de vez em quando até o ponto “al dente”( para saber o tempo de cozimento, é só seguir a instrução do fabricante)

Ponto “al dente”: Essa expressão significa o perfeito cozimento da massa que não pode ser mole e nem dura. “Al dente” é quando a massa que já está cozida, não apresenta mais nenhum ponto branco em seu interior. Para verificar esse ponto, basta retirar um pedaço de massa da panela e ao mordê-la deverá estar macia, porém oferecer uma certa resistência.

Fazendo o molho

Enquanto a massa cozinha, aquecer bem uma frigideira antiaderente, colocar o azeite e dourar o alho, acrescentar a verdura lavada e cortada em pedaços pequenos, adicionar o sal e refogar. Retirar do fogo ainda crocante.

Aquecer uma panela wok, colocar a manteiga e mais uma colher (sopa) de azeite, dourar a cebola e depois adicionar o presunto cru picado, mexer bem e deixar fritar um pouco. Acrescentar o vinho e deixar evaporar.

Logo que o vinho evaporar, juntar os tomates picados, deixar refogar um pouco e acrescentar a verdura, mexer bem para amalgamar tudo muito bem.

Quando a massa atingir o ponto, escorrer e jogar no molho, misturar bem e servir em seguida polvilhada com queijo parmesão ralado.