Mais uma bem sucedida experimentação na minha cozinha aproveitando ingredientes que estavam disponíveis em casa. Criar e adaptar receitas dá uma satisfação imensa quando bem sucedidas!
A massa e o molho de harmonizaram perfeitamente, ficou um nhoque diferente e delicioso!
INGREDIENTES DO NHOQUE:
4 batatas
2 mandioquinhas
2 xícaras (chá) de abóbora cabotiã picada
1 colher (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de sêmola de grano duro
3 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais uma quantidade necessária para polvilhar
MODO DE FAZER:
Colocar uma panela com água pela metade para ferver, adicionar as batatas e as mandioquinhas descascadas e picadas grosseiramente para cozinharem.
Quando amolecerem retirar da água e na mesma água cozinhar a abóbora.
Amassar tudo muito bem e deixar esfriar.
Acrescentar o azeite e as farinhas aos poucos.
Não sovar muito a massa, para não liberar o amido da batata, resultando numa massa pegajosa. Polvilhar farinha para conseguir trabalhar.
Cortar a massa em pedaços e fazer bastões longos com a espessura de um dedo. Cortar em pedaços e polvilhar farinha sobre todos.
Cozinhar em água fervente e salgada. Colocar um pouco de cada vez.
Quando os nhoques boiarem, escorrer e jogar dentro do molho para pegar bem o gosto.
Para quem gostar, polvilhar um bom parmesão ralado.
INGREDIENTES DO MOLHO
Cobrir o fundo da panela média com azeite e dourar 1 cebola picada, 3 alhos picados, 1/2 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadas, uma pimenta dedo de moça picada sem sementes e o alho poró fatiado. Quando tudo começar a amolecer juntar um vidro de Passata de tomate, a mesma medida de água,
uma colher (sopa) de orégano, a mesma medida de páprica defumada, sal a gosto e meia dúzia de mini pimentões sem sementes e cortados ao meio. Tampar a panela e deixar apurar. Provar os temperos e a acidez, caso haja necessidade adicionar mais água aos poucos. Cozinhar em fogo brando.