O tomate é originário do Peru e alguns historiadores afirmam que pode ser originário do sul do México. Era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos.
A maioria dos botânicos atribui a origem do cultivo e consumo (e mesmo a seleção genética) do tomate como alimento, à civilização Inca do antigo Peru, o que deduzem por ainda persistir naquela região, uma grande variedade de tomates selvagens e algumas espécies domesticadas (a de cor verde) apenas ali conhecidas. Não é considerado um legume e sim um fruto, é rico em licopeno e contém vitamina C. É fruto do Tomateiro (Solanum Lycopersicum; Solanaceae)
O tomate foi introduzido na Europa pelos espanhóis que o trouxeram do México em meados do século XVI. A princípio era considerado venenoso, por isso era cultivado apenas para fins ornamentais. Somente no século XIX é que o tomate passou a ser consumido e cultivado em escala cada vez maior. Na Itália adaptou-se perfeitamente, principalmente na região da Campânia, cuja capital é Napoli, por ter solo vulcânico, já que o tomateiro é desse tipo de solo. Depois ele passou a ser cultivado e consumido na França e Espanha.
O tomate chegou à Itália timidamente, sem muita credibilidade e talvez nem chamou atenção logo no início, mas encontrou solo e clima favoráveis, e o mais interessante, encontrou nesse país a criatividade e o bom gosto pela culinária. Os italianos acabaram dando um tratamento especial a esse produto, inventaram receitas espetaculares, fizeram combinações saborosíssimas e se tornaram o povo que além de maior consumidor, foi o que mais difundiu esse ingrediente pelo mundo.
Espaguete ao molho de tomates frescos
Tipo de prato: principal
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 2 pessoas
Ingredientes:
300 gr de espaguete de grano duro ou integral
I cebola média picadinha
1 dente de alho picado
4 tomates italianos sem pele e sem sementes picados
1 colher (sopa) de orégano
Folha de manjericão
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
Modo de fazer:
Cozinhar a massa em água fervente com sal até atingir o ponto ao dente.
Enquanto isso preparar o molho
Aquecer bem uma panela antiaderente e cobrir o fundo com azeite.
Colocar a cebola, o alho e os tomates e deixar refogar.
Adicionar o sal, o orégano e a pimenta do reino.
Não deixar o tomate desmanchar muito.
Acrescentar o espaguete cozido e escorrido no molho, deixar pegar o gosto e retirar do fogo.
Salpicar folhas de manjericão e servir em seguida com queijo parmesão ralado.
PENNE AMATRICIANA
Tipo de prato: principal
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 5 pessoas
Para este prato pode-se utilizar também a massa Tagliatelle (Talharini) ou Fetuccine
Ingredientes:
500 g de macarão, grano duro
200 g de bacon
1 cebola média
1 pimenta dedo de moça ou calabresa
4 tomates grandes maduros
Azeite e sal a gosto
Folhas de manjericão
Modo de fazer:
Em uma panela antiaderente grelhar o bacon picadinho até dourar. Retirar do fogo e reservar.
Na mesma panela em que grelhou o bacon, adicionar um pouco de azeite e dourar a cebola picada, colocar a pimenta e acrescentar os tomates sem pele e sem semente, picados. Deixar refogar até os tomates desmancharem. Provar o sal, pois o bacon contém sal, caso haja necessidade adicionar mais. Juntar o bacon e cozinhar mais um pouco, o suficiente para que tudo se integre.
Por último adicionar as folhas de manjericão.
Cozinhar o macarrão em bastante água com sal e quando estiver ao dente, escorrer e misturar ao molho. Servir com bastante queijo tipo parmesão ralado.