A farofa é um acompanhamento de vários pratos da cozinha brasileira. Não pode faltar na mesa. É utilizada tanto para enfeitar como para rechear assados, e ao mesmo tempo, complementar sabor, daí as farofas mais sofisticadas.
O ingrediente principal é a farinha de mandioca ou a farinha de milho, geralmente passada na gordura à qual podem ser acrescentado inúmeros outros ingredientes, tais como: miúdos, milho, bacon torrado, lingüiça frita, ovos, salsa, cebola, banana, couve entre outros.
É um prato bastante popular no Brasil, tendo sua origem registrada no período colonial, em várias cozinhas regionais, servindo de acompanhamento a assados de carne, ave ou peixe. Por ser um alimento de baixo custo e fácil de preparar.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tipo de prato: acompanhamento
Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes:
3 bananas da terra maduras ou prata
1 cebola média cortada e meias rodela finas
250 g de farinha de mandioca crua ou torrada
1/2 xícara (chá) de óleo para fritar
Sal a gosto
Modo de fazer:
Descascar as bananas e cortar em rodelas grossas (2 cm) fritar em óleo quente e reservar (utilizar panela antiaderente).
No mesmo óleo, refogar a cebola, acrescentar a farinha de mandioca, colocar sal e mexer até corar. Se a farinha for torrada não é necessário mexer por muito tempo. Juntar as bananas já fritas e mexer com cuidado. Se preferir, acrescentar cheiro verde picado. Servir como acompanhamento de carnes e peixes.