ROSTI DE BATATA DOCE (grelhada)

20140226-171840.jpg

ROSTI DE BATATA DOCE ( grelhada)

BATATA DOCE
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br

Uma fonte adocicada de inúmeros nutrimentos energéticos, plásticos e protetores sempre aliados a um sabor e aroma muito peculiares.

A batata-doce é um alimento que se inclui no grupo dos tubérculos e que se distingue pelo seu sabor adocicado. Na realidade, a batata-doce é uma variedade de batata.

Teve origem na América Central e é um dos tubérculos mais antigos conhecido pelo Homem. Segundo os historiadores, é consumido desde a pré-história, pois foram encontrados vestígios de batata-doce em cavernas peruanas que remontam a dez mil anos.

Cristóvão Colombo trouxe a batata-doce para a Europa após a sua primeira viagem à Terra Nova em 1492. No século XVI, este tubérculo foi levado para as Filipinas por exploradores Espanhois e para a África, Índia, Indonésia e sul da Ásia por Portugueses. Nessa altura, a batata-doce começou a ser cultivada no sul dos Estados Unidos da América (EUA), permanecendo o seu cultivo até aos dias de hoje.

Características:

A batata-doce é um tubérculo esbelto, de polpa branca alaranjada, com casca fina que pode admitir a cor branca, amarela, laranja, vermelha ou púrpura.

Informações Nutricionais:
A batata-doce é um alimento de alto valor energético, ou seja, rico em carboidratos. Também fornece quantidades razoáveis de vitamina A, C e algumas do complexo B.
As raízes e ramas também são utilizadas na alimentação animal. Na indústria, a batata-doce é matéria prima para fabricação de álcool, amido, pães, doces, massas e purês.

Rosti de batata doce

Tipo de prato: entrada ou acompanhamento para carnes e aves.
Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes
500 gr de batata doce
2 colheres (sopa) bem cheias de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto
Um fio de azeite

Modo de fazer
Em água fervente e salgada, colocar as batatas para cozinharem por pouco tempo, apenas para darem uma leve amolecida (quando espetar o garfo ou faca deve apresentar resistência).
Escorrer e deixar amornar.
Ralar as batatas cozidas no ralo grosso, acrescentar o queijo ralado, a pimenta do reino, o azeite e caso haja necessidade, corrigir o sal.
Amassar tudo muito bem e fazer bolas médias e achatar com a palma das mãos, deixando com cerca de 1 cm de espessura.
Aquecer muito bem uma frigideira antiaderente, untar com azeite e grelhar dos dois lados.

Se demorar para servir, aquecer no forno.

Variação
Pode misturar a batata doce com a batata comum.
Se gostar, adicionar cheiro verde picado
Pode substituir o queijo parmesão por outro tipo, mas com consistência firme.
Pode ser recheada com os ingredientes que gostar e ser servida com salada verde.

20140226-171900.jpg