Prato clássico, leve e muito saboroso.
A doçura dos tomates se harmonizam deliciosamente com o frescor e aroma do manjericão. A manteiga e o parmesão dão aquele toque final ao prato.
INGREDIENTES (2 pessoas)
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1 cebola média picadinha
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 colher (sopa) rasa de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
4 tomates italianos maduros sem pele e sem sementes picados
1 dente de alho picado
Folhas de manjericão picadas (1/2 xícara de chá)
Sal a gosto
Azeite
1 colher (sobremesa) de manteiga gelada
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
Caldo de legumes
MODO DE FAZER:
Numa frigideira antiaderente colocar um fio de azeite e dourar o alho, juntar os tomates e saltear. Quando os tomates começarem a desmanchar desligar o fogo e reservar.
Numa panela antiaderente média colocar a manteiga, o azeite e refogar a cebola, quando começar a amarelar acrescentar o arroz, mexer bem para tostar.
Quando o arroz atingir a cor perolada acrescentar o vinho branco e deixar evaporar.
Adicionar os tomates salteados, um pouco de sal, mexer bem por cerca de 3 minutos.
Começar a colocar duas conchas do caldo de legumes, mexer e continuar com o procedimento sempre que o caldo evaporar até atingir o ponto desejado do arroz, provar o sal e a textura. No final do cozimento acrescentar as folhas de manjericão.
Com o fogo desligado acrescentar a manteiga gelada, mexer até derreter e juntar o queijo parmesão. Tampar a panela e deixar descansar por 2 minutos e servir em seguida.
O risoto deverá ficar úmido. Se o arroz ainda estiver duro acrescentar mais caldo ou água quente. “O melhor ponto é aquele que você gosta”.