RISOTO DE BETERRABA COM AS FOLHAS E ALHO PORÓ

UM PRATO QUE ENCANTA PELA LEVEZA, PELO SABOR INIGUALÁVEL E PELA COR MARAVILHOSA!

Nesta receita usei as folhas e talos da beterraba, por que jogar tudo fora? Nada disso, elas estavam lindas, viçosas e além disso, são ricas em fibras, vitaminas e com propriedades antioxidantes. O risoto ficou delicioso!

INGREDIENTES:  (3 pessoas)

1 1/2 xícaras (chá) de arroz arbóreo

3 beterrabas médias ( 1 para o caldo e 2 para o risoto)

Folhas e talos das beterrabas picados

1 cebola grande e 2 alhos picados

1 alho poró fatiado

Cerca de 2 litros de caldo de legumes

3 colheres (sopa) de azeite

1 xícara (chá) de branco seco

MODO DE FAZER:

CALDO

Fazer um caldo de legumes com 1 beterraba descascada e inteira, uma cenoura, um talo de salsão com as folhas, uma cebola, dois tomates, uma pitada de sal, um pouco de cebolinha e salsinha, azeite e água, levar tudo para ferver.

Sugiro cortar os legumes em pedaços grandes para ficar mais fácil de retirar quando o caldo ficar pronto.

RISOTO

Numa panela, colocar o azeite de oliva e levar ao fogo médio. Juntar a cebola, o alho poró e os alhos  picados e mexer bem para não queimar.

Assim que a cebola ficar transparente, acrescentar duas beterrabas  descascadas picadas ou raladas e refogar um pouco, sem parar de mexer. Acrescentar o arroz à panela e refogar mexendo sempre por dois minutos, adicionar as folhas e os talos da beterraba, mexer bem , juntar o vinho e misturar bem até evaporar. Quando o vinho evaporar, aumentar o fogo, colocar sal e duas conchas do caldo e mexer. Quando secar, adicionar outra concha e repetir a operação à medida que o caldo for evaporando, sempre em fogo alto. Não é necessário mexer sempre apenas quando o arroz começar a secar e logo após adicionar mais caldo.

Verificar o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar ao dente, ou seja, um pouco durinhos. Porém, se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais alguns minutos. Se for necessário, juntar um pouco mais de caldo e mexer bem. Na última concha de caldo, procurar não deixar secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.

Quando o risoto estiver no ponto, retirar do fogo, juntar um fio de azeite, misturar muito bem e servir imediatamente.

Retirar a beterraba que cozinhou no caldo,  picar e adicionar ao risoto (opcional)