CEVICHE, uma delicia refrescante!

20131115-100159.jpg

Tradicionalmente é um prato peruano lá da época dos Incas, de uns 2.000 anos atrás, mas se popularizou bastante em toda América Latina, principalmente na Colômbia, Equador, Chile e México.

A base do ceviche é um peixe branco cru, marinado em suco cítrico acompanhado de algum tubérculo, à partir dai é possível fazer milhões de variações. Pode ser preparado com um único tipo de peixe ou com vários.

Como é um prato servido cru, tudo deve ser extremamente fresco, quanto mais fresco, melhor. Deve-se tomar um cuidado especial na escolha peixe. Ele é o elemento principal do ceviche.

Não existe quantidade exata para cada ingrediente, e esse é o pulo do gato e grande desafio, todos os ingredientes são naturais e portanto eles podem variar o sabor conforme a safra, o limão pode estar mais suave, a pimenta mais picante, a cebola mais ardida.
Portanto é importante ir provando aos poucos para equilibrar os sabores.

Pode ser servido como entrada, acompanhado com pipoca, bolachas de água e sal, tortilhas mexicanas, batatas fritas ou pão. Ou pode ser o prato principal duma refeição, acompanhado com batatas “portuguesas” ou doces cozidas, ou milho cozido.

Existem várias receitas, mas essa foi preparada pela minha amiga cearense, lucinéa Maria de Paula Moura aqui em Sydney, onde se encontra uma grande variedade de peixes frescos.

Tipo de prato: entrada ou prato principal
Tempo de preparo: 2horas
Rendimento: 6 pessoas

Ingredientes:
200 gr de salmão
200 gr de camarão
200 gr de peixe branco (linguado, robalo, pescada ou Saint Peter)
200 gr de vieras + lula (opcional)
1 pimentão vermelho assado
1 embalagem de tomatinho perinha
1cebola roxa
1laranja pêra
1limão siciliano
Raspas do limão e da laranja
Uma pimenta dedo de moça (com semente fica mais ardida)
Meia xícara (chá) de coentro ou salsinha picada
Um pedaço pequeno de gengibre (opcional)
Orégano(opcional)
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:
Picar os peixes e frutos do mar em cubos pequenos
Lavar bem a laranja e o limão. Ralar as cascas (não ralar a parte branca, pois amarga)
Temperar os peixes picados com o suco do limão e a laranja. Cobrir a tigela com filme plástico e levar à geladeira por cerca de uma hora e meia.
Aquecer o forno e assar o pimentão. Retirar a pele, as sementes e cortar em cubos.
Picar a cebola.
Partir os tomatinhos ao meio
Picar o coentro
Ralar um pedaço de gengibre
Após uma hora e meia retirar o peixe da geladeira e colocar a cebola, o tomatinho e o pimentão. Retornar à geladeira por mais meia hora.
Após o tempo, escorrer o líquido e acrescentar o orégano, o sal, o coentro, o azeite. Misturar tudo muito bem e servir em seguida, polvilhar um pouco de gengibre ralado a gosto.

20131115-100356.jpg