ROCAMBOLE DE BERINJELA

A berinjela é o fruto da planta Solanum Melongena. É originária da Índia onde começou a ser cultivada há cerca de 4.000 anos. Também cultivada há muito tempo na China, Oriente Médio e África. Chegou à Europa no século XIII através dos árabes pela península Ibérica, época em que os mouros dominavam as rotas do mediterrâneo.

Várias e deliciosas receitas podem ser preparadas com berinjela e aqui vai a minha mais recente criação.

INGREDIENTES:

3 berinjelas japonesas

Fatias de queijo minas padrão ou muçarela

1 tomate maduro fatiado em rodelas finas

6 azeitonas pretas picadas

Uma pitada de orégano

1 colher (chá) de alho desidratado

4 colheres (sopa) de parmesão ralado

MODO DE FAZER:

Higienizar e cortar as berinjelas em fatias médias. Grelhar as fatias em uma chapa ou frigideira antiaderente besuntada com azeite e temperar com sal e pimenta do reino. Reservar.

Forrar uma superfície com cerca de 50 cm de papel alumínio. Espalhar as fatias de berinjela sobre o alumínio, forrando bem, cobrir  com as fatias de queijo, por cima espalhar as rodelas de tomate, as azeitonas picadas, sal, orégano, alho desidratado e queijo parmesão ralado.

Com ajuda do papel de alumínio, enrolar o preparado fazendo um rocambole. Colocar o rocambole em uma forma,  regar com azeite e polvilhar por cima queijo parmesão ralado. Assar em forno preaquecido por cerca de 30 minutos.

DICA: pode-se incrementar  o rocambole cobrindo com molho de tomate.