NHOQUE DE BETERRABA, BATATA DOCE E BATATA

Há algum tempo eu queria experimentar essa receita e acreditem vale a pena fazer, é simplesmente delicioso, saudável, colorido e com uma textura delicada.

INGREDIENTES:

1 beterraba grande

1 batata doce média

2 batatas

1 colher (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de parmesão ralado

Cerca de 3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

MODO DE FAZER:

Descascar e cortar a beterraba e as batatas em pedaços médios. Cozinhar em água fervente, colocar primeiro a beterraba e depois de 5 minutos juntar as batatas, deixar até tudo amolecer bem e escorrer. Guardar a água do cozimento.

Se tiver um processador, triturar primeiro a beterraba e depois as batatas.

Caso não tenha processador usar um espremedor de batata, espremendo as batatas com a beterraba misturada para facilitar. Deixar amornar.

Polvilhar a bancada com farinha de trigo e espalhar a massa morna, adicionar o azeite e o queijo e a farinha aos poucos, pois a quantidade de farinha depende do tipo da farinha e da temperatura ambiente.

Sovar a massa, mas não muito para não liberar o amido da batata, resultando numa massa pegajosa. Deverá ficar uma massa que desgruda, mais ou menos das mãos e gostosa de trabalhar.

Cortar a massa em pedaços e fazer bastões longos com a espessura de um dedo. Cortar em pedaços e passar cada um pelo garfo, apertando levemente com os dedos para fazer os riscos característicos. Polvilhar farinha sobre todos.

Cozinhar na água do cozimento que foi reservada e acrescentar mais um pouco de água. Quando levantar fervura, salgar e colocar os nhoques um pouco de cada vez.

Quando eles boiarem, escorrer e jogar no molho de tomate, deixar tudo pegar gosto. Para quem gosta, polvilhar queijo parmesão ralado.

MOLHO DE TOMATE COM MANJERICÃO E PIMENTA DEDO DE MOÇA

Atenção: A pimenta dedo de moça é importante, pois a sua picância contrasta e harmoniza perfeitamente com o adocicado da beterraba e da batata doce.

Ingredientes:

8 tomates maduros ( de preferência, tipo italiano, pois tem mais polpa e é menos ácido), ou duas latas de tomate pelati

3 dentes de alho fatiados

1 pimenta dedo de moça sem as sementes picada

1 colher (chá) de orégano

Manjericão a gosto

Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:

Cobrir o fundo da panela com azeite e dourar o alho em lâminas, adicionar a pimenta, fritar um pouquinho e juntar os tomates sem pele e sem sementes, picados, deixar refogar, adicionar o sal e o orégano. Quando os tomates desmancharem, desligar o fogo e acrescentar o manjericão. O tomate fresco em pedaços não deve cozinhar demais, pois se torna ácido.