Nas minhas andanças pesquisando gastronomia me deparei com esse tipo de pão que me encantou pela facilidade de preparo, sabor e que me fizeram sorrir de felicidade quando vi o resultado e o prazer em degustar!
Paratha é um pão nativo do subcontinente indiano, predominante nas nações modernas da Índia, Sri Lanka, Paquistão, Nepal, Bangladesh, Maldivas e Mianmar, onde o trigo é o alimento básico tradicional. Paratha é uma amálgama das palavras parat e atta, que literalmente significa camadas de massa cozida. (Wikipedia )
INGREDIENTES:
1 xícara (chá) de farinha integral
1 Xícara (chá) de farinha normal
1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente
Uma pitada de sal
Óleo ou azeite para besuntar ( eu gosto de usar azeite)
Em algumas receitas usam manteiga derretida ou Ghee
MODO DE FAZER:
Em uma tigela grande, colocar a farinha e o sal e misturar.
Adicionar água aos pouquinho e misturar tudo até formar uma massa homogênea que não grude muito nas mãos. Dependendo da temperatura do dia e da qualidade da farinha a quantidade de água pode variar.
Transferir a massa para uma bancada lisa e enfarinhada e sovar até que a massa fique bem lisinha.
Fazer uma bola, abrir e deixar descansar por uns 30 min. ( esse descanso serve para desenvolver o glúten que vai gerar o efeito elástico na hora de abrir as parathas).
Após esse tempo, dividir a bola de massa em 05 porções iguais e fazer bolinhas com elas.
Enfarinhar a bancada e abrir cada uma das bolinhas com ajuda de um rolo de macarrão, até que fiquem bem fininhas.
Besuntar a superfície da massa aberta com azeite e, em seguida, dobrar em meia lua, besuntar com mais azeite, dobrar em triângulo, polvilhar um pouco de farinha, abrir novamente deixando bem fininho. Repetir o processo com todas as porções.
Aquecer bem uma frigideira antiaderente ou chapa, gordura e colocar uma a uma as parathas sobre a frigideira. (vão aparecer umas bolhas na massa), virar para fritar o outro lado, besuntar com azeite e depois fazer o mesmo com o outro lado frito, estará pronto quando ficar dourado.
Colocar as parathas já prontas sobre uma grelha ou papel gordura para perderem o vapor.