TZATZIKI

image

Delicioso molho grego servido como acompanhamento para carnes, para temperar saladas verdes, recheio para sanduiches ou como patê.

É um prato perfeito para nosso verão: refrescante, fácil de preparar e fica melhor se preparado com antecedência!

Os gregos fazem o tzatziki com iogurte firme e drenado. O iogurte grego é um capítulo à parte na culinária grega e é famoso em todo o mundo, ele é feito com leite de cabra ou ovelha, não é azedo e tem uma textura firme.

Apesar da palavra tzatziki ter origem turca, o tzatziki tem origem grega. Em Chipre ele é chamado de talatouri (talatúri – Ταλατούρι) e é temperado com hortelã. Outras culturas também fazem tzatziki, os turcos fazem com iogurte sem drenar, os sérvios e os búlgaros acrescentam nozes picadas e os iranianos acrescentam endro.

Em alguns países acrescentam uvas passas, sementes de romã, salsinha picada e azeitonas picadas.

Uma variação proveniente das montanhas do Cáucaso, típica do Azerbaijão, é chamada ovdukh e usa o iogurte diluído em água, criando assim uma bebida refrescante de verão. No Azerbaijão iraniano, a mesma bebida se chama dukh; em outras regiões do Irã, chama-se mast-o-khiar.

Na Índia, pachadi e raita são variações populares do tzatziki. No Iraque, o tzatziki é chamado jajeek.

Nos EUA, o tzatziki é, por vezes, preparado com natas (creme de leite) em vez de iogurte.

Das inúmeras receitas selecionei essa, experimentem.

1 punhado de folhas de hortelã picadas
pimenta do reino moída na hora
1 copo de iogurte natural ou coalhada seca
azeite extra virgem
1 dente de alho
1 pepino
Suco de meio limão
sal e azeite a gosto
Ralar o pepino no ralo grosso e escorrer bem a água.
Numa tigela, socar o alho bem miudinho, adicionar o pepino ralado, o iogurte, o hortelã, sal, pimenta, o suco de limão e regar com azeite. Misturar tudo e servir gelado com pão sírio ou sobre salada de folhas ou sobre o kibe assado.
Dicas
– Para não ficar com gosto de alho na boca e não dar azia, corte os dentes de alho ao meio e retire o miolo ou utilize alho desidratado.
– sobre o kibe assado fica sensacional.
– pode-se substituir o hortelã por endro, fica muito bom.