TEMPO DE MORANGO! Uma frutinha simpática, graciosa e muito saborosa

20140702-175837.jpg

Curiosamente a parte que comemos do morango não é o fruto, mas o resultado do inchaço dos talos da planta. O fruto verdadeiro é a semente amarela que fica incrustada na superfície da parte carnosa. Isso é o que dizem os botânicos, mas para nós o morango é uma frutinha muito bonitinha e interessante! Fruto carnoso, suculento, de sabor levemente ácido, contém várias substâncias essenciais para o organismo, como o Potássio, o Sódio o Fósforo e o Cálcio, responsáveis pelo metabolismo e pelo movimento muscular cardíaco. É rico também em vitamina C, poderoso antioxidante que parece diminuir no organismo os efeitos nocivos dos radicais livres que intensificam o envelhecimento. Tem propriedades diuréticas e antiinflamatórias. E tudo com uma carga calórica mínima! Cada 100 g de morangos equivalem a 39 Kcal.

Apesar de começarem a ser cultivados pelos romanos em 200 a.C, os morangos eram raros, pois sua produção era difícil. O jardineiro de Luis XIV, o Rei Sol, cultivava morangos nos jardins de Versalhes. Seu cultivo passou a ser popular no século XVIII e mais de 600 espécies foram desenvolvidas.

Na verdade o consumo popularizou-se só com o surgimento de uma espécie, de fácil reprodução e cultivo, na realidade um híbrido: os morangos consumidos atualmente (Fragaria Ananassa) surgiram de um cruzamento casual entre duas espécies americanas levadas à região de Brest, na França. Foram o morango chileno (Chiloensis), nativo no lado do Pacífico Sul e Norte do continente americano e o Virginia (Fragara Virginiano), nativo no Leste dos Estados Unidos. A partir do aprimoramento das técnicas de cultivo surgiram inúmeras espécies.

Os morangos são muito versáteis na culinária. Servem tanto para serem consumidos “in natura”, como com açúcar, chantilly, banhados em vinho e em licores. Entram na preparação de sucos, saladas de frutas, sorvetes, iogurtes, pavês, tortas, cremes, bolos e tantas outras iguarias.

COMO LAVAR OS MORANGOS

Antes de utilizar os morangos, convém lavá-los cuidadosamente para eliminar eventuais impurezas. Deve-se limpá-los em água corrente e deixá-los de molho em água acidificada (limão ou vinagre) durante 15 minutos sem tirar as folhinhas, que devem ser eliminadas, após os morangos serem retirados da água em que ficaram de molho.Os morangos por serem altamente sensíveis, não devem ser guardados por muito tempo, no máximo por três dias, na geladeira, sem serem lavados, pois a água favorece o apodrecimento.

PAVÊ DE MORANGO

Ingredientes:

1 caixa de morangos lavados e fatiados
1 caixa de biscoito inglês (açúcar fino)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Suco de um limão
1 copo de água
½ copo de açúcar

Modo de fazer:

Misturar o leite condensado com o suco de limão e reservar.

Lavar, picar os morangos e deixar de molho em um copo de água e açúcar por 1 hora
Escorrer os morangos e molhar os biscoitos nesse caldo (se gostar, misturar ½ cálice de rum).
Misturar ao leite condensado com limão o creme de leite e mexer bem.

Forrar o fundo de uma travessa com os biscoitos e sobre eles colocar o creme. Enfeitar com morangos inteiros e levar à geladeira para gelar. Fazer de véspera.