Pupunha
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bactris gasipaes Kunth, conhecida pelos nomes comuns de pupunha, pupunheira e pupunha-verde-amarela1 , é uma planta da família Arecaceae (antiga Palmae). Pode crescer até 20 m e é originária das florestas tropicais do continente americano. É muito conhecida e consumida pelas populações nativas da América Central até a Floresta Amazônica, sendo há séculos utilizada na sua alimentação.
Existe uma grande variedade de aves que se alimentam da pupunheira silvestre, principalmente as araras, os papagaios e os periquitos (Psittacidae), os quais, ocasionalmente, podem ser espécies endêmicas com risco de extinção.
No Brasil, essa planta é uma solução viável para a indústria palmiteira porque apresenta características agronômicas adequadas para a substituição, com vantagens, de outras palmeiras nativas, como o açaí (Euterpe oleraceae) e a juçara (Euterpe edulis), que são exploradas de forma extrativista e predatória e, por isso, apresentam restrições legais e risco de extinção.
Ingredientes:
1 vidro de palmito pupunha
1litro de caldo de carne ou de legumes ou
1 tablete de caldo de carne ou de legumes
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1 caixinha de creme de leite (200 gr) pode ser o desnatado
1 cebola picada
1 dente de alho picado
sal a gosto
Noz moscada moída na hora (colocar pouca)
Modo de preparo
Dourar a cebola e o alho na manteiga e no azeite, acrescentar o palmito cortado em fatias (reservar algumas fatias para a finalização). Deixar refogar e juntar o caldo.
Cozinhar até amolecer o palmito. Deixar amornar e bater no liquidificador.
Voltar para a panela adicionar a noz moscada.
Se estiver muito liquido, acrescentar um copo de leite com uma colher (sopa) rasa de amido de milho dissolvido. Volte ao fogo até engrossar.
Pouco antes de servir, adicionar o creme de leite, corrigir o sal e enfeitar com algumas fatias de palmito. Servir imediatamente com croutons e regar azeite extra virgem.