A sangria surgiu naturalmente nas áreas costeiras do Mediterrâneo, onde os vinhos e sucos de frutas abundaram desde sempre, especialmente no sul da península ibérica, na região da Andaluzia, entre as famílias humildes, onde os andaluzes mais velhos conhecem a sangria das tascas e associam-na, quase sempre, às artes da tourada: Sangre del Toro (Sangue do Touro). Conservam-se os vinhos, mas os ingredientes podem mudar de região para região. O certo é que é uma bebida própria para o verão, sendo servida em jarros, fresca, com muito gelo e utiliza-se de uma colher apropriada para obter frutos do fundo do jarro.
As frutas acabam trazendo um visual colorido que, junto com a decoração do copo, da taça ou da jarra, dão um toque especial para o líquido, que, além de ter um sabor refrescante, tem um aroma suave.
O preparo é simples, de acordo com o gosto de cada um. Suas variações mais conhecidas são servidas com vinho branco no lugar do tinto, chamado clericot, ou com opções como refrigerantes, água natural, com gás e sucos variados.
Em Portugal, tradicionalmente, adicionam-se, à sangria, especiarias (pau de canela) e ervas aromáticas frescas (hortelã). Em algumas versões de sangria, é costume misturar, também, vários tipos de bebidas alcoólicas na sangria, como, por exemplo, licor beirão ou macieira. Em Portugal, existem várias variedades de sangria: algumas, em vez de utilizarem vinho, utilizam, por exemplo, vinho espumante com frutos vermelhos como bagas de groselha, mirtilo e framboesas.
Sugiro duas receitas. Elas podem ser adaptadas com outras frutas e sucos.
Ingredientes:
1 garrafa de vinho tinto seco
1 lata de refrigerante de limão
1 dose de licor de laranja (cointreau)
1 copo de suco de laranja
2 maçãs picadas com casca
1 abacaxi picado (sem o miolo)
2 pêssegos picados com casca
4 cravos da índia
gelo picado à gosto
Modo de fazer:
Colocar as frutas numa jarra grande de vidro. Adicionar o suco de laranja, o vinho, os cravos, o refrigerante, o licor e o gelo. Enfeitar a jarra com cascas de laranja e de limão.
Servir bem gelada.
SANGRIA BRANCA
Ingredientes:
3 laranjas
500 g de morangos
2 maçãs
2 bananas
4 kiwis
½ xícara de açúcar (opcional)
1 ½ l de vinho branco doce
1 copo de rum branco
Modo de fazer:
Lavar bem os morangos e fatiar
Descascar as laranjas e cortar em fatias finas.
Descascar o restante das frutas e cortar em cubos.
Colocar todas as frutas dentro de uma jarra e acrescentar o vinho, o rum e o açúcar.
Misturar tudo muito bem e levar à geladeira até a hora de servir.
Servir bem gelada.