BIFE À MILANESA, UMA DELÍCIA ITALIANA

Origem

O bife à milanesa (cotoletta alla milanese) provavelmente surgiu na própria cidade de Milão. Embora não haja fatos que comprovem sua origem na cidade italiana, os relatos mais antigos desse prato são do escritor italiano Pietro Verri. Em seu livro História de Milão (Storia di Milano’), ele escreve que em um almoço ocorrido na Igreja de Santo Ambrósio (Milão, 1134) fora servido um prato de coteletta impanata, fritta nel burro (carne de vitela empanada, frita na manteiga), citando inclusive o preparo com ovos e farinha.
A difusão do bife à milanesa é atribuída aos austríacos. O wiener schnitzel, muito similar ao milanesa, é um prato típico da Áustria, provavelmente absorvido durante disputas internas do Sacro Império Romano-Germânico, no século XVIII, quando austríacos invadiram Milão. Entretanto, não há fatos que comprovem essa teoria.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

BIFE À MILANESA

 



Ingredientes:

500 g de coxão mole ou alcatra cortada em bifes finos
1 ovo batido
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
4 xícaras (chá) de óleo de canola
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:

Fazer cortes pequenos no bife cru (tipo repiques) para que ele não envergue na hora de fritar. Temperar com sal e pimenta-do-reino.
Separar 2 pratos rasos, num colocar a farinha de trigo, no outro a farinha de rosca.

Num prato fundo, quebrar o ovo e bater bem com um garfo.

Pegar um bife e passar na farinha de trigo. Ele deve ficar todo coberto de farinha, retirar o excesso sacudindo delicadamente.

Retirar o bife do prato com farinha e mergulhar no prato com o ovo batido. Passar os dois lados no ovo, para que fique bem envolvido. Escorrer o excesso.

Depois que todo o excesso de ovo escorrer passar o bife para o prato de farinha de rosca e cobrir todo o bife com ela. Apertar bem para a camada de farinha de rosca ficar grossa e sacudir de leve para retirar o excesso.

Numa panela larga, colocar o óleo abundante e levar ao fogo para esquentar.

Quando o óleo estiver quente diminuir a chama do fogo para média. Colocar dois bifes por vez na panela com óleo. Deixar fritar por 2 minutos, virar de lado, e fritar por mais 2 minutos. O bife deve ficar dourado.

Retirar da panela e escorrer sobre papel-toalha. Servir bem quente.

Variação

1- filé de peito de frango à milanesa.


Temperar os filés com sal, orégano, suco de limão e alho espremido.
Deixar uns 10 minutos para tomar gosto e proceder da mesma forma da receita acima.

2- Filé de peixe à milanesa

 

Utilizar filés de Saint Peter, pescada, linguado, abroteia, robalo, merluza
(o procedimento é igual ao filé de frango)