ÊTA TREM BOM! O PAÕZINHO DE QUEIJO!


Aquele cheirinho delicioso e tentador que ninguém consegue resistir, ainda mais combinado com um cafezinho passado na hora! Uai, é mesmo um trem bom!

O pão de queijo é uma iguaria tipicamente mineira. Ninguém sabe ao certo a sua origem, acredita-se que a receita exista desde o século XVIII, embora tenha se tornado popular no Brasil a partir da década de 1950.

Inúmeras são as receitas, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam muito, bem como o resultado final. O pão de queijo é feito à base de polvilho de mandioca, que pode ser azedo ou doce. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos.

O polvilho azedo provoca uma explosão e deformação no pão e é ele que faz o pãozinho crescer. Quando se usa só o azedo, o produto parece mais um biscoito, mais arredondado. O polvilho doce entra como neutralizador, faz parte da receita, mas não deixa crescer tanto quanto o azedo. A combinação dos dois é perfeita.

O tipo de queijo varia de acordo com a preferência ou disponiblidade. Os mais tradicionais são o queijo minas curado e o queijo minas padrão. O queijo dá o sabor típico do pão de queijo, daí seu nome.

foto

 

O pão de queijo conquistou o paladar dos brasileiros de norte a sul e agora o produto vem ganhando status de item de exportação, sendo comercializado para países como Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Alemanha, Itália, Espanha, França, Israel, Portugal e Japão, entre outros.
De todas as receitas, selecionei a do professor de gastronomia, Rogério Shimura, por ser mais fácil, prática e com um bom resultado. Experimente você vai gostar!
PÃO DE QUEIJO


foto

Ingredientes:

1 ½ xícara (chá) de polvilho doce
2 ½ xícara (chá) de polvilho azedo
1 1/2 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de óleo
1 ovo
1 colher (café) de sal
250 g de queijo meia cura ralado
150 g de queijo parmesão ralado

Modo de fazer
:

Ferver o leite e misturar com o óleo.
Misturar o polvilho doce e o azedo com o sal e escaldar com o leite fervente.
Misturar bem com as mãos até esfriar. Adicionar o ovo, amassar, colocar os queijos e amassar tudo muito bem até ficar uma massa homogênea.
Fazer bolinhas do tamanho que desejar e assar em forno pré aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos.
Caso queira congelar, colocar as bolinhas em uma forma, levar ao freezer e quando estiverem congeladas, colocar em saquinhos.
Levar ao forno congeladas.Minha amiga Eva Regina do Valle me enviou uma receita de pão de queijo frito que é uma delícia e que também pode ser assado.

PÃO DE QUEIJO FRITO

Ingredientes:

Massa:

– 3 ovos
– 1 copo (americano) + 2 colheres (sopa) de polvilho doce
– 1 colher (sopa) de fermento em pó
– 400 g de queijo meia cura ralado

Sugestões de Recheios:

– 40 g de mussarela ralada fina temperada com ervas a gosto.

– 40 g queijo cream cheese temperado com orégano.

– 40 g de queijo cheddar ralado fino temperado com tomilho picado, sálvia picada, manjericão picado a gosto.

– 40 g de peito de peru picado ou presunto cozido picado.

Modo de fazer:

Numa vasilha, misturar: os ovos, o polvilho doce, o fermento em pó e o queijo meia cura ralado até formar uma massa homogênea.

Fazer bolinhas (com 1 colher de sobremesa – rasa de massa).

Abrir na palma da mão, rechear com 1 colher (café) do recheio desejado, fechar e fazer bolinhas novamente.

Fritar em óleo já aquecido até dourar ou assar em forno a 180°C por cerca de 20 minutos ou até dourar.