Os nhoques são os antepassados das massas alimentares. Antigamente, eram preparados somente com farinha e água e modelados após o cozimento.
A batata é originária dos Andes, na América do Sul e foi introduzida na Europa pelos conquistadores, portanto ela entrou na preparação dos nhoques lá pelo século 19, antes eram feitos com castanha cozida. Rapidamente a batata tornou-se o principal ingrediente da massa do nhoque.
O nhoque é um prato associado à sorte.
Muitas pessoas acreditam na simpatia da sorte ao comer o nhoque todo o dia 29 de cada mês, seja pela esperança ou pela oportunidade de partilhar com os amigos um momento de ilusão.
A lenda mais difundida sobre o nascimento da magia remete a algum vilarejo na velha Itália, terra natal do prato. Com diferentes variações, a maioria conta que São Pantaleão, num dia 29 de dezembro, apareceu à porta de uma família em um vilarejo da Itália vestido como andarilho. Pobre, a família dividiu com ele o pouco nhoque que tinha. Cada um ficou com sete pedaços. Depois que São Pantaleão saiu, a família descobriu embaixo de cada prato bastante dinheiro.
Em outra lenda, uma senhora pobre abria sua casa nos dias 29 aos viajantes e oferecia um prato de nhoque sem cobrar. Parte dos viajantes deixava dinheiro embaixo do prato. Todas as versões da origem do nhoque estão relacionadas à solidariedade, sorte e dinheiro. Por isso, a data se tornou o dia do nhoque da fortuna ou da sorte.
O costume atualmente é colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois comer à vontade. A data ideal é 29 de dezembro, mas o ritual está liberado para os dias 29 de outros meses.
Segundo a superstição italiana, quem come nhoque no dia 29, tem sorte nos próximos 30 dias.
Sorte ou não, a verdade é que nhoque é uma massa deliciosa e ao comer você fica realmente muito feliz! Portanto, é um bom motivo para fazer e saborear esse delicioso prato.
Aqui vão algumas receitas fáceis, práticas e rápidas e muito gostosas! Experimente.
Dicas:
– Utilizar batatas apropriadas e não cozê-las demais para evitar que absorvam muita água.
– Trabalhar com a batata morna, nunca muito quente.
– O mais importante ao fazer os nhoques é utilizar a menor quantidade de farinha possível para que eles fiquem macios e leves, com melhor textura e sabor.
– Não se deve sovar demais a massa para não liberar o amido da batata.
– Não amolecer demais a massa.
– É importante polvilhar um pouco de farinha sobre os nhoques enquanto não vão à panela para que não grudem.
– Cozinhá-los em bastante água fervente salgada.
– Não encher demais a panela, se tiver uma grande quantidade, cozinhá-los um pouco por vez ou utilizar duas panelas.
NHOQUE DE BATATA DOCE
Ingredientes:
500 g de batata doce
200 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) bem cheia de maionese
Modo de fazer:
Descascar as batatas e cozinhar em água fervente até amolecerem. Escorrer e espremer, esperar amornar. Adicionar a maionese e aos poucos a farinha, mexendo até desprender das mãos. Fazer uma bola e deixar descansar por 5 minutos.
Pegar pedaços de massa e fazer rolinhos, cortar pedacinhos e passar cada um pelo garfo para criar os riscos característicos. Polvilhar farinha sobre todos para evitar que grudem.
Cozinhar em água fervente e salgada. Quando os nhoques boiarem deixar mais alguns minutos cozinhando. Retirar um da panela e provar para sentir se está cozido, escorrer e temperar com molho de tomate simples, polvilhar queijo parmesão ralado.
NHOQUE DE BATATA COM MANJERICÃO
Receita sugerida pelos meus amigos Rose e Vittorio Falletti
Ingredientes:
1 kg de batatas de casca vermelha (são mais secas)
300 g de farinha de trigo
1 maço de manjericão
1 ovo
Uma pitada de sal
Modo de fazer:
Lavar bem e cozinhar as batatas em água fervente. Esperar amornar, descascar e passar pelo espremedor. Adicionar o manjericão bem picado, o ovo, o sal e a farinha de trigo. Passar a mistura para uma superfície de trabalho e amassar com as mãos, até obter uma massa homogênea, deverá ficar uma massa que desgruda das mãos.
Fazer uma bola, cortar pedaços e enrolar formando cordões na espessura de um dedo. Com uma faca cortar pedacinhos e passar cada um, pelo garfo, apertando suavemente com os dedos para criar os riscos característicos. Polvilhar farinha sobre todos.
Cozinhar em água fervente e salgada. Quando os nhoques boiarem deixar mais alguns minutos cozinhando. Retirar um da panela e provar para sentir se está cozido, escorrer e temperar com molho de tomate simples, polvilhar queijo parmesão ralado.
NHOQUE SIMPLES
Ingredientes:
1 kg de batatas (casca avermelhada)
300 g de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (café) rasa de manteiga
Modo de fazer:
Lavar e cozinhar as batatas em água fervente. Deixar amornar (não deixar esfriar) e descascar. Passar pelo espremedor e misturar rapidamente com o ovo, a manteiga e a farinha de trigo. Sovar a massa, mas não muito para não liberar o amido da batata, resultando numa massa pegajosa. Deverá ficar uma massa que desgruda das mãos e gostosa de trabalhar.
Cortar a massa em pedaços me fazer bastões longos com a espessura de um dedo. Cortar em pedacinhos e passar cada um pelo garfo, apertando levemente com os dedos para fazer os riscos característicos. Polvilhar farinha sobre todos.
Cozinhar em água fervente e salgada. Quando os nhoques boiarem deixar mais alguns minutos cozinhando, escorrer e temperar com molho de tomate simples, polvilhar queijo parmesão ralado.
FALSO NHOQUE
Se não tiver batata, poderá fazer este falso nhoque que fica muito saboroso.
Ingredientes:
1 litro de leite
700 g de farinha de trigo
100 g de manteiga
100 g de queijo parmesão ralado
2 gemas
Uma pitada de sal
Modo de fazer:
Colocar em uma panela o leite, a manteiga e o sal, levar ao fogo e quando levantar fervura acrescentar de uma vez a farinha de trigo. Deixar cozinhar, mexendo sempre até desgrudar da panela. Retirar do fogo e transferir a massa para uma superfície de trabalho. Deixar esfriar um pouco e juntar os ovos, sovar a massa, juntar o queijo ralado e continuar sovando até ficar uma massa lisa. Pegar porções de massa, fazer cordões do tamanho de um dedo e cortar pedacinhos, passar cada um pelo garfo, apertando levemente com o dedo para criar os riscos característicos.
Cozinhar em água fervente e salgada. Quando os nhoques boiarem, retirar da água, escorrer, colocar em uma travessa e temperar com o molho de tomate simples, polvilhar com queijo parmesão ralado.
NHOQUE RECHEADO
Ingredientes:
1 kg de batata (casca avermelhada)
100 de ricota fresca peneirada
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (sopa) de queijo ralado
Uma pitada de noz moscada
Uma pitada de sal
Modo de fazer:
Lavar e cozinhar as batatas em água fervente. Esperar amornar, descascar e passar pelo espremedor. Adicionar os outros ingredientes, amassar tudo muito bem. Fazer bolinhas e rechear com pedaços de mussarela de búfala, temperada com um fio de azeite e orégano, fechar bem e polvilhar farinha de trigo.
Caso não tenha mussarela de búfalo, pode utilizar a normal.
Em um refratário colocar um pouco de molho de tomate no fundo, dispor as bolinhas e cobrir com o molho. Polvilhar queijo parmesão ralado e levar ao forno para assar.
Como a massa do nhoque é mais pesada eu sugiro o molho de tomate aromatizado com manjericão que é super leve. É uma excelente combinação!
MOLHO DE TOMATE FRESCO
Ingredientes:
6 tomates maduros ( de preferência, tipo italiano, pois tem mais polpa e é menos ácido), ou uma lata de tomate pelati
2 dentes de alho
2 ramos de manjericão
Azeite e sal a gosto
Modo de fazer:
Cobrir o fundo da panela com azeite e dourar o alho em lâminas, adicionar os tomates sem pele e sem sementes, picados, deixar refogar, adicionar o sal. Quando os tomates desmancharem, desligar o fogo e acrescentar o manjericão. O tomate fresco em pedaços não deve cozinhar demais, pois se torna ácido.