PIZZA, a italianinha que conquistou o mundo!

 

Quando caminhamos por ruazinhas charmosas de qualquer cidade italiana é comum de repente ser invadido por um aroma de tomate, mussarela, orégano e manjericão assando. É difícil resistir! E quando menos se espera, estamos saboreando um pedaço de pizza dentro de um pequeno estabelecimento. São as famosas “pizzas al taglio”, que são vendidas em pedaços e que representam para os italianos e inúmeros turistas que circulam pela Itália o “fast food” italiano.

Encontram-se de vários sabores e aromas, impossível não comer!Aqui em São Paulo, a pizza desembarcou na mala dos italianos, tomou conta da cidade, caiu no gosto popular e se integrou no cardápio paulistano. Nos fins de semana reina ao lado das massas. Fim de semana aqui, tem cheiro e sabor de pizza!

Alguém consegue resistir ao aroma de uma pizza?


Dizem que a pizza representa uma refeição completa, típica da dieta mediterrânea. Pode ser saboreada inclusive como prato principal, pois é leve e saborosa, com incríveis variações de sabores.

Dizem também que a pizza é um alimento completo e balanceado, pois utiliza a farinha, que é um cereal, carboidrato, o tomate, que é um vegetal e o queijo, que é uma proteína, tudo regado com um bom azeite de oliva, sem esquecer a água que deve ser pura e filtrada e o fermento fresco, que dá leveza à massa.

Com a descoberta da América os europeus conheceram o tomate e o levaram para a Europa. Com esse ingrediente a pizza ficou famosa! Mais precisamente na Itália, claro, e na cidade de Napoli.
A chegada da pizza moderna às mesas foi devido à introdução do tomate. Antes ele era utilizado na cozinha apenas como um molho cozido com sal e manjericão e só mais tarde, alguém teve a ideia de colocá-lo sobre um disco redondo de massa, inventando sem querer a pizza.

No início do século XVIII, Rosa e Raffaelle Espósito, comerciantes de Napoli, Itália, produziam e vendiam um alimento, aperfeiçoado da popular massa de pão, recheada de torresmos, azeitona e queijo, que abastecia as mesas das famílias pobres. Nesse mesmo período ocorre o “casamento histórico” com a mussarela, começa assim a era da pizza moderna. Dois são os ingredientes principais da pizza, além do trigo e do fermento, o tomate e a mussarela.

Don Rafaelle ficou famoso a partir do verão de 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos: o rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que estavam em visita à cidade de Napoli.

O pizzaiolo então preparou três pizzas: a Pizza alla Mastunicola (banha, queijo e manjericão), a Pizza alla Marinara (tomate, alho, óleo e orégano) e para prestar uma homenagem à rainha, resolveu fazer uma pizza com as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde,(tomate, mussarela e manjericão).

A rainha gostou tanto da pizza que Don Rafaelle a batizou com o seu nome, “Pizza Marguerita”.

A fama da pizza se espalhou por toda a região, surgindo então, a primeira pizzaria da história: Port’Alba. Nessa pizzaria, vários artistas se encontravam, retirando definitivamente, o estereótipo de “alimento dos pobres”.


Até o final de 1900, a pizza e as pizzarias eram um fenômeno puramente napolitano, mas com o fim da segunda guerra mundial, com a emigração de tantos italianos, a pizza acabou desembarcando em outros países e ficando famosa, tornou-se um fenômeno mundial.

Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana. Os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.

As receitas de massa de pizza são inúmeras, mas eu selecionei uma que é a minha favorita pela leveza da massa, pela crocância e pela facilidade de preparo.

MASSA PARA PIZZA

Ingredientes:

15 g de fermento fresco
200 ml de água em temperatura ambiente ou morninha
1 colher (sobremesa) rasa de açúcar
1 colher (café) rasa de sal
1 colher (sopa) de vinagre branco ou de vinho branco seco
400 g de farinha de trigo

Modo de fazer:

Dissolver o fermento com o açúcar, juntar a água, o vinagre, misturar tudo e acrescentar metade da farinha de trigo e o sal, mexer e juntar o restante da farinha.

Polvilhar farinha numa superfície e sovar a massa que deverá ficar homogênea, lisa e enxuta (não deverá grudar na superfície).

Dividir a massa em duas porções e bolear. Cobrir com um plástico e deixar descansar por aproximadamente 30 minutos ou até dobrar de volume.

Ponto da massa:

Para saber se a massa já cresceu o suficiente, colocar uma bolinha da própria massa dentro de um copo de água, quando subir à superfície, está pronta.

Tambémpoderá enfiar o dedo indicador na massa até que fique inteiramente coberto pela massa. Retirar o dedo, se depois de 1 ou 2 minutos ainda permanecer a depressão é porque já terminou o período de crescimento.

Após o crescimento, abrir cada bola, com o rolo de macarrão, na forma de disco de mais ou menos 0,5cm de espessura e colocar numa forma bem untada com azeite.

Espalhar sobre cada disco o molho de tomate e o recheio preferido, levar ao forno a 180°C até a borda da massa ficar dourada.

Uma boa pizza deverá ter: massa crocante por fora e macia por dentro, molho de tomate saboroso e recheio na dose certa. Deve haver uma harmonia entre a espessura da massa e a quantidade de recheio.
Molho básico de tomate para a pizza.
Retirar a pele e as sementes dos tomates, picar, temperar com alho fatiado bem fino, orégano, sal e azeite. A quantidade vai depender do tamanho das pizzas, pois o molho deve cobrir toda a superfície do disco.
Você poderá também colocar os tomates no liquidificador, ligar e desligar o aparelho várias vezes ou deixar na tecla pulsar para triturar um pouco.

Os recheios são inúmeros e dependem do gosto de cada um, afinal a cozinha é um grande laboratório e a culinária é um eterno exercício de se encontrar o melhor sabor, aliado à melhor apresentação, portanto seja criativo!

APRESENTO ALGUMAS SUGESTÕES DE RECHEIOS

MUSSARELA

Espalhar sobre a massa os tomates temperados, levar ao forno e quando estiver quase pronta, retirar do forno e cobrir com fatias de mussarela, polvilhar queijo parmesão, mais orégano e regar com azeite. Retornar ao forno quente para derreter o queijo.

MARGUERITA


Espalhar os tomates temperados, por cima colocar uma camada generosa de mussarela de búfala fatiada, espalhar fatias de tomate, polvilhar sal sobre os tomates e regar tudo com azeite. Levar ao forno e quando estiver pronta, espalhar folhas de manjericão.

 

O manjericão não deve assar, pois ele escurece com o calor do forno ou então, colocar entre as camadas.

PORTUGUESA


Espalhar os tomates temperados e sobre eles colocar fatias de mussarela, por cima fatias de presunto, cebolas finamente fatiadas, orégano, azeitonas sem caroço e regar com azeite. Se quiser poderá colocar a mussarela e o presunto, ralados no ralo grosso. No final, quando estiver quase pronta colocar fatias de ovos cozidos, voltar ao forno mais um pouco.

O ovo cozido ao assar demais endurece.

ATUM

 

Misturar o atum em lata com cebolas fatiadas bem finas, orégano, sal e azeite.
Espalhar os pedaços de tomates temperados, colocar por cima o atum temperado, cobrir com fatias de mussarela, polvilhar mais orégano e azeite. Levar ao forno

ABOBRINHA


Refogar rapidamente fatias finas de abobrinha em azeite e alho, apenas para dar uma leve amolecida. Espalhar um pouco de tomate temperado sobre a massa, juntar as abobrinhas e polvilhar com bastante queijo tipo parmesão ralado. Levar ao forno

BERINJELA

Cortar as berinjelas em rodelas ou fatias finas e grelhar, (se usar as comuns, de casca roxa, deverá deixar de molho em água e vinagre para tirar o amargor, por cerca de 20 minutos). Depois de grelhadas cortar em tirinhas pequenas, temperar com azeite, alho picado, orégano e sal.

Espalhar sobre a massa um pouco de tomate temperado, a berinjela e alguns pedaços de mussarela. Levar ao forno.

SARDINHA

Espalhar sobre a massa, tomates temperado, as sardinhas em lata sem as espinhas, polvilhar mais orégano, azeite e assar.


Pode-se usar aliches, nesse caso colocar menos quantidade, pois elas são muito salgadas.

CALABRESA


Retirar a pele das linguiças e fatiar, colocar em uma frigideira antiaderente e deixar fritar, adicionar cebolas fatiadas finas, orégano e um fio de azeite, dar uma leve refogada.
Espalhar sobre a massa da pizza, os tomates temperados e por cima a linguiça. Levar ao forno.

QUATRO QUEIJOS

foto


Ralar no ralo grosso, mussarela, queijo gorgonzola e queijo prato, adicionar queijo parmesão ralado.

A mussarela e o prato devem predominar, pois o gorgonzola e o parmesão são mais fortes.

 

Levar ao fogo azeite e dourar 1 alho fatiado fino. Retirar do fogo e despejar sobre os queijos ralados, misturar tudo e colocar sobre o disco de pizza, polvilhar orégano e levar ao forno.

ALHO-PORÓ

 

foto

Fatiar um alho-poró e uma cebola em rodelas finas. Refogar no azeite, colocar uma pitada de sal, deixar até murchar um pouco.

Espalhar o refogado sobre o disco de pizza, polvilhar queijo parmesão ralado e regar com azeite. Levar ao forno para assar.

PARA QUEM AGUENTAR COMER A SOBREMESA, RECEITAS DE PIZZA DOCE.


A massa é a mesma.

Dar uma pré-assada na massa, colocar o recheio desejado e voltar ao forno para terminar o cozimento.

SUGESTÃO DE RECHEIOS

BANANA

Fatiar algumas bananas, colocar sobre o disco pré-assado, polvilhar açúcar ou açúcar mascavo e canela, regar um pouco de rum. Voltar ao forno.

ROMEU E JULIETA

Colocar sobre o disco pré-assado pedaços de goiabada e queijo Minas em pedaços ou queijo Catupiry. Voltar ao forno para derreter.

BRIGADEIRO COM MORANGOS

 

Fazer um brigadeiro bem mole e espalhar sobre o disco pré-assado, colocar alguns morangos, cortados ao meio e voltar ao forno.

CHOCOLATE COM MORANGOS


Colocar sobre o disco pré-assado, chocolate meio amargo picado, morangos fatiados e creme de leite de caixinha. Voltar ao forno até o chocolate derreter.

Pode ser preparado com chocolate branco também.

CHOCOLATE COM BANANA

Derreter 200 g de chocolate meio amargo e misturar com 100 g de creme de leite.

Espalhar o creme sobre o disco pré-assado, adicionar as rodelas de banana, polvilhar um pouco de açúcar sobre as bananas e levar ao forno.

MAÇÃS


Fatiar as maçãs, colocar sobre a massa pré-assada, polvilhar açúcar mascavo ou branco e canela, regar com um pouco de rum. Voltar ao forno.