ESPAGUETE COM PINHÃO AO ALHO E ÓLEO

20140709-144525.jpg

Ainda estamos na época do pinhão! A época do pinhão brasileiro costuma ser de Abril até início de Agosto.

A polpa do pinhão é formada basicamente de 57% de amido, sendo muito rica em vitaminas do complexo B, Cálcio, Fósforo e proteínas.

O pinhão é fruto da Araucária que é uma espécie resistente, pertence à família da Araucariáceas e originária do Sul do Brasil. Só pode existir junto às terras altas dos planaltos e das serras em climas com temperaturas moderadas durante o ano. Suas características são: um tronco longo, podendo atingir mais de 50 metros de altura e seu fruto, a pinha, contém de 10 a 150 sementes, os famosos pinhões, que são muito nutritivos, servindo de alimento a aves, animais e ao homem.

VOCÊ É DAQUELES QUE SÓ SABE COMER PINHÃO COZIDO? POIS EXPERIMENTE ESTAS RECEITAS FÁCEIS E INTERESSANTES COM O PINHÃO!

DICAS PARA COZINHAR CORRETAMENTE O PINHÃO

Cozinhar os pinhões na panela de pressão em bastante água, por no mínimo uma hora ou até que a casca se abra na ponta. Quando isso acontecer significa que o pinhão já estará pronto, é só espremer a parte mais gordinha e o pinhão sairá da casca facilmente.

Espaguete ao alho e óleo e pinhão

Ingredientes:

500 g de espaguete de grano duro
4 dentes de alho cortados em lâminas
250 g de pinhão cozido
½ xícara de salsinha picada
1 pimenta dedo de moça (opcional)
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:

Cozinhar a massa em bastante água com sal até o ponto de “al dente”
Enquanto isso, cobrir o fundo de uma panela com azeite e dourar o alho, adicionar o pinhão já cozido picado em rodelas, deixar cozinhar mais um pouco, acrescentar a pimenta e no final quando a massa estiver cozida, jogar dentro do molho, mexer bem deixando pegar o gosto. Colocar a salsinha e uma concha da água onde cozinhou a massa.

Se tiver a panela Wok, a preparação ficará mais fácil.