Fonte: www.sadia.com.br/
www.dicasdecozinha.com.br/Versátil e deliciosa, a carne bovina faz a alegria das refeições dos brasileiros. Várias receitas podem ser preparadas com a carne bovina. O ideal é inovar nas preparações, em cozidos, picadinhos, grelhados e assados.
www.dicasdecozinha.com.br/Versátil e deliciosa, a carne bovina faz a alegria das refeições dos brasileiros. Várias receitas podem ser preparadas com a carne bovina. O ideal é inovar nas preparações, em cozidos, picadinhos, grelhados e assados.
Veja aqui as características de cada corte e a melhor forma de prepará-lo, para você
incrementar o cardápio da sua família com receitas pra lá de saborosas
incrementar o cardápio da sua família com receitas pra lá de saborosas
Qual carne serve para moer, para grelhar, para assar, para refogar ou para cozinhar? Acabe com essa dúvida agora.
Cada corte de carne é proveniente de uma parte diferente da carcaça, sendo associada com determinadas formas de preparo, conforme suas características.
Acém
Econômica, com pouca gordura, é o pedaço maior e mais macio da parte dianteira do gado pode ser usada moída ou no preparo cozidos, carne de panela, ensopados,
picadinhos, refogados, ou preparadas com molho.
picadinhos, refogados, ou preparadas com molho.
Alcatra
É um corte macio e se divide em: ponta de alcatra, ideal para bifes; e a alcatra propriamente dita, boa para assados, grelhados e picadinhos. Também fica excelente no churrasco, tanto no espeto como em bifes grossos na grelha. Mas evite cortes finos, pois a carne pode ressecar.
Contrafilé
Localiza-se na parte externa da coluna vertebral. A camada de gordura na lateral deixa a carne saborosa e macia. É indicada para o preparo de bifes de chapa, estrogonofe, grelhados, medalhões e churrasco. Escolha uma peça com a manta de gordura uniforme para mantê-la tenra e suculenta.
Coxão duro
Corte grande, com fibras alongadas e consistência firme, envolvido por uma capa de gordura. Para ficar macia deve ser cozida lentamente, e por isso é indicado para ensopados, molhos, sopas e carne de panela.
Coxão mole
O músculo arredondado, com fibras curtas e consistência macia. Excelente para o preparo de assados, grelhados, escalopes, bifes finos, à milanesa e até moído.
Costela
O corte, com ossos maiores e mais largos, tem sabor, textura e aroma marcantes. Seu cozimento leva tempo, pois é preciso amaciar as fibras. Mas a espera vale a pena! Utilizada principalmente em churrasco, é deliciosa.
Filé-mignon
Extremamente macio, livre de nervos, gordura e ossos, é considerado um corte nobre. Pode ser usado no preparo de estrogonofe, rosbife, filé e medalhão. Como tem pouca gordura, é preciso acrescentar óleo, manteiga, azeite ou margarina ao preparo para que não resseque.
Fraldinha
Corte pequeno, de fibras longas e pouco macia fica ótima no churrasco. Mas pode ser servida também em bifes e assados.
Lagarto
Carne de coloração mais clara, formato arredondado e alongado. Magro, com fibras longas e pouca gordura, o lagarto precisa de mais tempo de cozimento para ficar macio.
Vai bem como carne de panela, carne desfiada (carne louca), assados e rosbife.
Maminha
O corte tem sabor suave e textura macia. É muito apreciada em churrascos, além de assados, grelhados e como carne de panela.
Músculo
Carne saborosa, ideal para o preparo de caldos, molhos, sopas e carne de panela. Com osso, é conhecida como ossobuco.
Patinho
Localizado na parte traseira do boi, o corte tem formato arredondado e é ideal para assados, bife à milanesa e carne de panela. Moída, é ótima para o preparo de almôndegas, bolo de carne, quibe e steak tartar.
Picanha
O corte tem uma espessa camada de gordura, responsável pelo sabor, suculência e maciez. Faz sucesso no churrasco, mas também pode ser usada no preparo de assados e grelhados.
Rabo
Compõe-se de diversos ossos recobertos com carne gordurosa e, como toda carne junto ao osso, bastante saboroso deve ser cozida lentamente no preparo de ensopados e carne de panela.
Aba de filé
Carne mais rija, precisa de cozimento mais longo. Própria para ensopados, picadinhos e para moer.
Ponta de agulha
Parte constituída de músculos e fibras grossas e compridas. Para ensopados, cozidos e sopas.
Capa de filé
Com textura desigual e grande quantidade de nervos, presta-se para o preparo de carnes com molhos que precisam de cozimento mais longo, além de ensopados e picadinhos
Paleta
Contêm o “peixinho”, considerado o lagarto do Braço. Mais musculoso que o Acém, é também muito saboroso pela quantidade de gordura interior da peça. Bem cozido, dá excelentes molhos, ensopados e cozidos.
Peito
Parte dianteira do boi constituído de músculos e fibras duras. Pode ser enrolado com temperos e assado na panela com molho.
Pescoço
Continuação do peito, é um dos cortes mais baratos. Por ter formação semelhante á do peito, pode ser usado nos mesmos tipos de preparações.
Filé de costela
Por ter fibras mais duras, é utilizado principalmente para churrascos ou, então, para preparar carnes cozidas com legumes.
Cupim
É a corcova do boi-zebu. Nele, fibras e gordura se entrelaçam. É saboroso e muito
usado em churrasco. Mas exige um longo tempo de cozimento.
usado em churrasco. Mas exige um longo tempo de cozimento.