Acordei numa manhã chuvosa com mais uma frente fria derrubamdo a temperatura, sem pão para tomar o café da manhã e mais a preguiça de sair para comprar o pão , resolvi fazer mais uma das minhas experimentações culinárias.
Desde a minha última viagem à Italia, voltei com vontade de fazer a receita da PIADINA, espécie de pão de frigideira. Uma massa fininha, muito leve e crocante que pode ser feita facilmente em casa.
Em toda a Itália, cada cidade tem sua própria versão, surgiu na Emília-Romanha, no norte do país. A massa sempre é a mesma, mas a espessura e o recheio podem variar. O importante é que há sempre um pouco do sabor local. Pode ser saboreada apenas com manteiga, geleia, requeijão e também recheada com ingredientes da sua preferência.
A piadina combinada com o recheio, pode transformar um sanduíche descompromissado em uma verdadeira experiência gastronômica.
Esta é a receita que experimentei e foi um sucesso
Ingredientes ( 6 porções)
500 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó ( o de bolo)
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara de água quente
Modo de fazer
Juntar numa tigela grande a farinha, fermento e sal. Adicionar o azeite e misturar com as mãos até ficar bem incorporado.
Juntar a água e misturar rapidamente com um garfo, depois misturar com as mãos.
Transferir a massa para uma bancada enfarinhada e amassar bem , ou até ficar macia. Colocar em uma tigela limpa, tampar e deixar descansar por 15 minutos.
Dividir a massa em 6 partes e fazer 6 bolas.
Abrir cada bolinha com um rolo até formar um disco fino.
Aquecer uma frigideira antiaderente e dourar a piadina por 1 minuto ou mais de cada lado. O tempo vai depender da intensidade do calor do seu fogão.
Servir com o recheio desejado ou simplesmente com manteiga ou geleia.