RISOTO COM ASPARGOS FRESCOS

foto (73)

O aspargo ou espargo (Asparagus officinalis) é uma planta perene que atinge de 30 cm a até 1,5 m de altura. São os brotos que emergem da terra na primavera que são colhidos e utilizados como alimento.

Lave os aspargos. Enxágue-os em água fria e use os dedos para remover qualquer sujeira ou detritos.

Corte os aspargos. A parte fibrosa dura na base do talo não é tão saborosa e macia como a parte de cima. Quebre essa parte com as mãos ou use uma faca para cortar. Esses pedaços podem ser colocados no caldo para dar mais sabor.

Corte as pontas dos aspargos que são as mais moles e reserve.
A parte do meio deve ser cortada em rodelas.

Ingredientes (6 pessoas)

3 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 maço de aspargos frescos
1 cebola picada
1 1/2 l de caldo de legumes (se for usar cubos, dissolva apenas 2)
2 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de vinho branco seco
3/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de Fazer

Coloque o caldo de legumes num caldeirão ou leiteira e leve ao fogo alto. Quando ferver, reduza o fogo e junte as parte duras dos aspargos, eles irão dar mais sabor ao caldo.

Numa panela, coloque o azeite de oliva, as duas colheres de manteiga e leve ao fogo médio. Junte a cebola picada e mexa bem para não queimar.

Assim que a cebola ficar transparente, acrescente as rodelas de aspargos e refogue um pouco, sem parar de mexer.

Acrescente o arroz à panela. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.
Quando o arroz atigir uma coloração perolada, aumente o fogo, junte o vinho branco e misture bem até evaporar.

Quando o vinho evaporar, coloque uma concha do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação à medida que o caldo for evaporando, sempre em fogo alto.

Depois de 10 minutos, junte as pontas dos aspargos. Continue cozinhando, e acrescentando o caldo, por mais 7 a 8 minutos.

Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar ao dente, ou seja, um pouco durinhos. Porém, se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última concha de caldo, procure não deixar secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.

Quando o risoto estiver no ponto, retire do fogo, junte o restante da manteiga e o parmesão, misture muito bem e sirva imediatamente.

Quem quiser poderá polvilhar mais queijo parmesão ralado.