Com tanto limão cravo em casa resolvi experimentar fazendo um bolo que fez o maior sucesso, acabou rapidinho. Perfumado, super fofo e muito gostoso!
Esse limão veio da Ásia lá pelo século XVII e por aqui se tornou quase uma espécie naturalizada, capaz de crescer e frutificar inclusive no meio das capoeiras tropicais.
Também conhecido por “limão rosa”, “limão caipira”, esta variedade é resultado do cruzamento entre o limão e tangerina. O que explica seu tamanho avantajado, a profusão de caldo e a polpa alaranjada com gomos bem definidos, muito saboroso, ácido e rico em vitamina C
INGREDIENTES:
4 claras
4 gemas
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de suco de limão rosa
3/4 xícara (chá) de leite
4 colheres (sopa) cheias de manteiga sem sal (100g)
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras de açúcar demerara
MODO DE FAZER:
Preaquecer o forno a 180º.
Untar e enfarinhar uma fôrma .
Bater as claras em neve e reservar.
Bater o açúcar, as gemas e a manteiga até obter um creme. Adicionar o suco do limão, bater levemente e colocar a farinha, aos poucos intercalando com o leite e batendo tudo em velocidade média. Acrescentar o fermento, mexer delicadamente, juntar as claras misturando levemente (movimento de baixo para cima), misturar com uma espátula, levar ao forno médio (180º) e assar de 35 a 40 minutos ou até ficar dourado. Fazer o teste do palito.
Desenformar morno, furar toda a parte de cima com um palito e jogar uma calda feita com 1 xícara (chá) de açúcar demerara com 1/2 xícara (chá) de suco de limão e 1 colher (sopa) de manteiga sem sal. Levar numa panelinha ao fogo e mexer até levantar fervura e aparecerem as bolhas peroladas, deixar no fogo por 2 minutos, retirar e ainda quente jogar sobre o bolo.
Essa calda fica azedinha, se quiser mais doce é só aumentar a quantidade de açúcar.