Cavolo Nero também conhecido aqui como Kale, verdura de um intenso verde escuro pertencente à família das couves nativo do hemisfério norte, é uma variedade com uma longa tradição na culinária italiana, especialmente a da Toscana.
É rica em fibras, ajuda a harmonizar as refeições e tem alto poder antioxidante.
Aqui é encontrado nos mercados orgânicos em pequenas produções.
Um risoto leve, saboroso e com uma cor linda, verde e amarelo.
INGREDIENTES: (3 pessoas)
1 1/2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 1/2 xícaras (chá) de abóbora cabotiã picada
1 1/2 xícaras (chá) de kale picado
1 cebola bem picada
2 dentes de alho bem picados
1/2 xícara ( chá) de vinho branco seco
Azeite e sal
Caldo de legumes, o suficiente
MODO DE FAZER:
Aquecer o caldo de legumes
Numa panela média e antiaderente cobrir o fundo com azeite e dourar a cebola e o alho.
Adicionar a verdura picada e deixar cozinhar por 2 minutos e juntar a abóbora, mexer constantemente para não grudar e acrescentar 3 conchas de caldo quente e deixar cozinhar. Quando o caldo secar colocar o arroz, mexer bem, salgar e juntar o vinho branco, mexer até evaporar.
Começar a colocar 2 conchas de caldo, mexer e conforme o caldo for secando, continuar com o procedimento até o arroz atingir o ponto desejado.
Provar o sal e observar a textura.
Reduzir aos poucos a quantidade de líquido a ser acrescentado, de modo que quando ele estiver ao dente, fique levemente úmido, mas sem caldo.
Retirar do fogo e regar um fio de azeite.
Servir imediatamente.
DICA: Optar sempre por caldos caseiros no lugar dos industrializados. Para elaborar o caldo deste risoto usei 2 talos de salsão com as folhas, 1 cenoura, 1 cebola, 3 ramos de cebolinha e um punhado de salsinha com os talos, 1 tomate, água fria, sal e um fio de azeite. Levei para o fogo e cozinhei até os vegetais amolecerem.