Há muito tempo queria fazer esse prato e nesta semana recebi de presente da minha vizinha, da qual compro as verduras e temperos, um lindo e perfumado maço de sálvia e aí resolvi fazer esse nhoque que ficou delicioso! Adoro fazer minhas experimentações!
Ingredientes
500 g de batata doce
500 g de abóbora cabotiã
1 ovo
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Um fio de azeite
Farinha de trigo, aproximadamente 500 g
Modo de fazer:
Descascar as batatas e cozinhar em água fervente até amolecerem
Fazer o mesmo com a abóbora ( sugiro cozinhar no microondas)
Amassar as batatas e a abóbora e esperar amornar.
Polvilhar um pouco de farinha na bancada, colocar a batata e a abóbora amassadas, um ovo, o queijo e o azeite, começar a polvilhar aos poucos a farinha de trigo e começar a sovar a massa, mas não muito para não liberar o amido da batata, resultando numa massa pegajosa. Deverá ficar uma massa que desgruda das mãos e gostosa de trabalhar.
Cortar a massa em pedaços e fazer bastões longos com a espessura de um dedo. Cortar em pedacinhos e passar cada um pelo garfo, apertando levemente com os dedos para fazer os riscos característicos. Polvilhar farinha sobre todos.
Cozinhar em água fervente e salgada um pouco de cada vez.
Quando os nhoques boiarem escorrer e jogar dentro do molho.
Molho
Aquecer bem uma panela antiaderente, eu prefiro a wok.
Adicionar 80 g de manteiga e derreter, acrescentar meia xícara de chá de folhas de sálvia, deixar fritar um pouco, juntar o sal a gosto e colocar os nhoques que vão sendo cozidos. Deixar pegar gosto e servir com queijo parmesão ralado.