Ingredientes (6 pessoas)
3 xícaras (chá) de arroz arbóreo
3 beterrabas
1 cebola e 2 alhos picados
1 1/2 l de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de vinho tinto ou branco seco
3/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Amêndoas tostadas
Modo de Fazer:
Fazer um caldo de legumes com 2 beterrabas descascadas, uma cenoura, um talo de salsão, uma cebola, um tomate, uma pitada de sal, azeite e água, leve para ferver.
Numa panela, coloque o azeite de oliva, as duas colheres de manteiga e leve ao fogo médio. Junte a cebola picada e um alho picado e mexa bem para não queimar.
Assim que a cebola ficar transparente, acrescente uma beterraba descascada picada ou ralada e refogue um pouco, sem parar de mexer. Acrescente o arroz à panela. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.
Quando o arroz atingir uma coloração perolada, aumente o fogo, junte o vinho branco e misture bem até evaporar. Quando o vinho evaporar, coloque sal e uma concha do caldo e mexa. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação à medida que o caldo for evaporando, sempre em fogo alto. Não é necessário mexer sempre apenas quando o arroz começar a secar e logo após adicionar mais caldo.
Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar ao dente, ou seja, um pouco durinhos. Porém, se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última concha de caldo, procure não deixar secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.
Quando o risoto estiver no ponto, retire do fogo, junte o restante da manteiga e o parmesão, misture muito bem e sirva imediatamente. Quem quiser poderá polvilhar mais queijo parmesão ralado.
Retirar as outras beterrabas que cozinharam no caldo e picar.
Numa frigideira aquecida tostar algumas amêndoas.
Servir o risoto com beterrabas picadas e as amêndoas salpicadas.