CANJICA

20140604-160143.jpg

Em festa junina que se preze, ela não pode faltar. Esse doce tipicamente brasileiro aparece em diferentes versões de norte a sul do País, variando a cor, o sabor e até o nome.

Canjica é o nome dado a uma espécie de milho branco e também ao prato que é preparado com esse milho e outros ingredientes como leite ou leite de coco e açúcar. No nordeste, o prato recebe o nome de munguzá.

Milho-branco é uma variedade de milho bastante difundida no Brasil. Tem como principais finalidades a produção de canjica, grãos e silagem. Há muitas variedades desse milho, entre elas o milho-branco-de-angola e o milho-branco-do-egito.

Acredita-se que a canjica tenha chegado ao Brasil com os escravos e era alimento bastante comum nos quilombos e senzalas. Da senzala para a casa grande, a canjica ganhou novos ingredientes. Com o hábito de se comer diversos derivados de milho bastante difundido, o prato se popularizou de norte a sul do Brasil. Antigamente, era prato quase obrigatório no jejum da Sexta-feira Santa, fazendo parte do hábito da data. Nas festas juninas está sempre presente junto com outros alimentos à base de milho, como pipoca, pamonha e milho verde.

Ingredientes:

1 pacote de 500 g de milho para canjica cozido, da Vapza
½ lata de leite condensado
1 copo de leite
50 g de coco ralado (se for coco queimado, fica mais saboroso)
50 g de amendoim torrado e descascado (opcional)
Canela em pau e cravo da Índia a gosto

Modo de fazer:

Colocar o milho da canjica com o leite numa panela e levar ao fogo para esquentar. Acrescentar o leite condensado, o coco, a canela em pau e o cravo da Índia, deixar cozinhar para pegar bem o gosto. Se quiser, adicionar o amendoim no final do cozimento. Desligar o fogo e despejar em uma tigela. Se gostar polvilhar canela em pó por cima. Servir quente.

20140604-160202.jpg