BETERRABA, uma raiz deliciosa!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

A beterraba (género Beta L.) é uma planta herbácea da família das Quenopodiáceas, por Cronquist, ou das Amarantáceas, pela APG. O nome é derivado do substantivo francês betterave (sendo bette a acelga, e rave nabo). A raiz tuberculizada, serve para além do fins culinários, para produção de açúcar (sacarose). Também existe uma variante cultivada para alimentação animal.

A beterraba é rica em açúcares. Destaca-se como uma das hortaliças mais ricas em ferro, tanto na raiz quanto nas folhas. Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado. Em geladeira, pode ser mantida por até quinze dias, embalada em saco de plástico perfurado. Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, sua durabilidade será reduzida a três ou quatro dias devendo obrigatoriamente ser conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico.
A beterraba é originária das regiões de clima temperado da Europa e do Norte da África. No Brasil, as Regiões Sudeste e Sul cultivam 77% do que é produzido.
A beterraba é uma raiz que aparece em duas colorações: branca, de onde se extrai o açúcar; e vermelha, que é utilizada na alimentação.
Além do açúcar, esse legume é muito rico em vitaminas A, do Complexo B e vitamina C (que só é aproveitada pelo organismo quando a beterraba é consumida crua) e, em sais minerais, como Sódio, que protege o organismo contra a perda excessiva de líquidos; Potássio, necessário para a atividade muscular normal; Zinco, elemento necessário aos tecidos cerebrais; e Magnésio, que é constituinte do osso e regula as funções musculares e nervosas.
Consumir altas concentrações de nitratos, contidos na beterraba, assim como no aipo, repolho, espinafre e alface, ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a aumentar o fluxo de sangue nos lugares que precisam de oxigênio. A beterraba se destaca porque além dilatar as artérias também combate a pressão alta e diminui o risco de derrames, complicações mais comuns na terceira idade.
Ao comprar, escolha beterrabas de cor bem concentrada e tamanho médio. A casca deve ser lisa, sem rachaduras e com folhas brilhantes, sinal de que o legume está fresco. Ao cozinhar essa raiz, deixe 3cm de talo e não corte sua parte terminal. Esses cuidados evitam que a beterraba perca líquidos durante o cozimento, o que acentua seu sabor e a deixe com cor mais concentrada.
A beterraba pode ser consumida de diversas maneiras: temperada com suco de laranja, que lhe dá um sabor diferente, deixando-a mais gostosa; pode ser frita, como batatas; batidas no liquidificador com leite; em sopas com outros legumes, ou ainda cozida e servida em forma de saladas. São pratos muito nutritivos.

 

SALADA DE BETERRABA COM CEBOLA

2 beterrabas

1 cebola

I colher (sopa) de salsinha

2 colheres (sopa) de vinagre branco

Sal e azeite a gosto

 

Modo de fazer:

Limpar e cozinhar as beterrabas. Descascar, cortar em rodelas e temperar. Guarnecer com a cebola fatiada.

Dicas:

Escolher as beterrabas bem íntegras, de cor forte, vermelho vinho bem escuro, de tamanho médio. Cortar os talos, deixando alguns centímetros para que não perca o suco. Lavar com uma escova e cozinhar em água, até que estejam macias. Provar, espetando-lhes um garfo. Somente então, descascá-las.

 

SALADA DE BETERRABA COM IOGURTE E MEL

foto

 

Ingredientes:

 

2 beterrabas médias

1 cebola pequena fatiada

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino

2 potes de iogurte natural desnatado

Mel a gosto

 

 

Modo de fazer:
Lavar bem as beterrabas e colocar para cozinhar em água fervente até ficarem macias.

 

Deixar esfriar e descascar.

 

Cortar as beterrabas em cubos pequenos e colocar em uma tigela.

 

Adicionar o sal, a pimenta-do-reino, azeite e misturar.

 

Levar à geladeira por 30 minutos antes de servir.

 

Molho:

 

Misturar o iogurte com mel e conservar na geladeira até a hora de servir.

SALADA DE BETERRABA AROMATIZADA
foto

 

Ingredientes:

1 kg de beterraba cozida na pressão

1/2 copo de vinagre branco

1 e 1/2 colheres de chá de sal

2 colheres de sopa de açúcar

5 cravos-da-índia

1 folha de louro (opcional)

Modo de fazer:

 

Cozinhar a beterraba na panela de pressão (ao dente).

 

Depois de cozida, cortar em rodelas não muito finas, Juntar o vinagre com o açúcar e o sal dissolvidos, os cravos e o louro e misturar muito bem.

Esta beterraba pode ser acondicionada em vidros e guardada na geladeira por 15 dias

 

 

Beterraba gratinada

 

Ingredientes:

 

5 beterrabas de tamanho médio

1 cebola pequena, cortada em rodelas grossas;

1 colher (sopa) de manteiga;

1 colher (sobremesa) de maisena;

Sal a gosto;

50 gramas de queijo ralado.

 

 

 

Modo de fazer:

 

Lavar bem as beterrabas e cozinhá-las. Descascar e cortar em tiras finas. Reservar a água.

Aquecer a manteiga, juntar a cebola, o sal, as beterrabas e refogar.

 

Feito isso, juntar a maisena dissolvida em um pouco de água fria. Juntar a beterraba e deixar cozinhar mais um pouco.

 

Colocar em um prato refratário e cobrir com o molho branco, salpicar queijo.
Levar ao forno para gratinar.

BETERRABAS SOFISTICADAS

foto

 

 

Ingredientes:

4 beterrabas médias2 colheres (sopa) de maisena

1 xícara (chá) de suco de laranja

2 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de casca de laranja cortada em tiras

 

Modo de fazer:

 

Cozinhar as beterrabas em água, com casca. Depois de macias, retirar as peles e cortar em cubos. Em uma panelinha dissolver a maisena no suco de laranja, juntar o açúcar e levar ao fogo brando, mexendo sem parar (para não encaroçar), até engrossar e ficar transparente. Juntar as beterrabas, deixar no fogo por mais 1 minuto e servir decorado com as tirinhas de casca de laranja aferventadas em água por uns 10 minutos.