O sorvete com uma lista infindável de sabores é apreciado em qualquer ocasião em qualquer momento e em qualquer estação!
Meu pai Francesco me contava sempre que quando ele era criança, adorava pegar um pouco de neve que caia no inverno, na cidadezinha onde morava na Itália, misturava com suco de algumas frutas ou com frutas secas e comia. Dizia que era uma delícia, achava que alguém como ele devia ter feito a mesma coisa em algum lugar do passado e inventado essa delícia, o sorvete.
Pesquisando na internet e em alguns livros de gastronomia descobri exatamente isso, que um povo no Oriente, os chineses há mais de 3.000 anos, costumavam preparar uma pasta de leite de arroz misturada à neve das geladas montanhas. Há quem diga que os chineses já misturavam neve com suco de frutas e mel.
Os faraós egípcios ofereciam aos hóspedes da nobreza cálices de prata contendo em uma metade suco de frutas e na outra neve.
O imperador romano Nero, há cerca de 1900 anos atrás ordenava que seus escravos fossem aos picos das montanhas buscarem neve para misturar com mel e néctar de frutas.
Os árabes costumavam colocar um pote com suco dentro de outro cheio de gelo, um método simples e fácil que perdurou por séculos, até a descoberta do refrigerador.
Das histórias da chegada do sorvete à Europa, a mais conhecida é a que lembra o grande viajante italiano, Marco Pólo. Conta-se que entre 1254 e 1324, de volta ao seu país, trouxe em sua bagagem muitas novidades da China, como o macarrão o arroz e a receita de sorvete.
Conta Marco Pólo em seu riquíssimo relato que os imperadores chineses costumavam deliciar-se com uma mistura gelada feita à base de farinha de arroz açucarada e leite.
Essa iguaria tornou-se conhecida na França apenas entre a realeza por volta de 1.500, nos séculos seguintes, o processo de fabricação do sorvete desenvolveu-se do deslocamento de montanhas de gelo para métodos de congelamento com sal e gelo. A nata foi introduzida como ingrediente e por volta de 1700, as pessoas saboreavam uma sobremesa muito parecida com o sorvete de hoje.
O sorvete começou a ser muito consumido em toda a Itália. E não é que os italianos além de incrementarem o macarrão, se tornaram o povo mais famoso na arte de fazer sorvetes? E hoje o sorvete italiano é conhecido com um dos melhores do mundo. Por lá se pode encontrar uma gelateria, ou seja, uma sorveteria em qualquer canto.
Da Itália o consumo do sorvete espalhou-se por toda a Europa, até que os ingleses o levaram para os Estados Unidos, lá se popularizou e a primeira sorveteria foi aberta em Baltimore, em 1851, tornando-se um sucesso e abrindo caminho para a produção industrial do alimento.
Os italianos contam outra história, eles defendem a ideia que um imigrante italiano, o genovês Giovanni Bosio, foi quem abriu a primeira sorveteria de Nova York e em Londres, foi o veneziano Sartelli quem ofereceu o primeiro sorvete ao público.
Bem, discussões à parte, na verdade é que conseguiram inventar uma grande delícia, que combina com qualquer ocasião e em qualquer estação!
VAMOS ÀS RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA!
SORVETE DE CHOCOLATE BRANCO
Ingredientes:
½ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de açúcar
500 ml de creme de leite fresco
300 g de chocolate branco
1 tablete de chocolate meio amargo
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 gemas
Modo de fazer:
Levar ao fogo a água com o açúcar e fazer uma calda em ponto de fio fino.
Enquanto isso, bater na batedeira as gemas até ficarem esbranquiçadas. Acrescentar a calda quente despejando em fio e sem parar de bater.
Desligar a batedeira e adicionar a essência de baunilha, misturar e reservar.
Picar o chocolate branco e levar ao banho Maria para derreter. Quando estiver derretido juntar 1 xícara de creme de leite fresco, misturar bem e juntar ao creme de gemas.
Bater o restante do creme de leite em ponto de chantili. Misturar o chantili ao creme, acrescentar o chocolate meio amargo raspado ou bem picado. Mexer bem para integrar todos os ingredientes.
Despejar o creme numa forma de bolo inglês recoberta com filme plástico e levar ao freezer. Fazer de véspera.
Desenformar no dia seguinte em um prato de servir e retornar ao freezer.
Esse sorvete poderá ser acompanhado por várias caldas, como a caramelada ou de chocolate, de morango, de maracujá, de frutas vermelhas, de damasco ou de ameixa preta.
CALDA DE CHOCOLATE
Ingredientes:
150 g de chocolate ao leite picado
150 g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite com soro
3 colheres (sopa) de licor de cacau
1 colher (chá) de baunilha
Modo de fazer:
Em uma tigela colocar o chocolate e o creme de leite. Levar ao microondas na potência alta por cerca de 1 minuto e meio. Depois, mexer bem até dissolver todo o chocolate e ficar cremoso. Acrescentar o licor de cacau, a essência e misturar bem.
Essa calda é um molho mais ralo que ficará mais encorpado quando estiver frio.
CALDA DE MORANGO
Ingredientes:
1 caixa de morangos
2 colheres (sopa) de açúcar
4 anises estrelados ou gotas de limão
Modo de fazer:
Lavar os morangos e cortar ao meio, levar ao fogo com o açúcar e o anis ou gotas de limão. Deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos ou até a calda encorpar um pouco. Retirar do fogo e levar para gelar.
CALDA DE MANGA
Ingredientes:
2 mangas grandes picadas em cubos
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 cálice de cachaça
Gotas de limão
Uma pitada de canela
Modo de fazer:
Em uma frigideira antiaderente derreter a manteiga e passar os pedaços de manga, colocar o açúcar mascavo, deixar incorporar bem, adicionar a cachaça, as gotas de limão e uma leve pitada de canela em pó. Servir quente sobre o sorvete.
Essa calda pode ser preparada da mesma forma com morangos ou bananas.
CALDA DE MARACUJÁ
Ingredientes:
1 copo de suco concentrado de maracujá
Ou polpa de 3 maracujás
½ xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) rasas de amido de milho
Modo de fazer:
Dissolver a maisena em meia xícara de água e colocar numa panela com o açúcar e um copo de suco de maracujá. Levar ao fogo e mexer até engrossar.
CALDA CARAMELADA
foto
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água quente
Modo de fazer:
Em uma panela antiaderente levar o açúcar ao fogo brando, mexer até ficar dourado.
Acrescentar com muito cuidado a água quente, mexer e deixar diluir.
CALDA DE FIGO FRESCO
Ingredientes:
½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de vinho tinto
½ xícara (chá) de água
3 figos
1 colher (café) rasa de canela em pó
1 colher (café) rasa de amido de milho
Modo de fazer:
Levar ao fogo o açúcar até derreter e ficar dourado, juntar o vinho.
Dissolver o amido na água, acrescentar a canela e despejar na calda, misturar muito bem até ficar espessa. Quando levantar fervura adicionar os figos cortados em pedaços médios, mexer e desligar o fogo.
CALDA DE AMEIXA PRETA OU DE DAMASCO
Ingredientes:
200 g de ameixa preta sem caroço picada ou de damasco
1 copo de água
½ copo de açúcar
1 pau pequeno de canela (opcional)
4 cravos da Índia (opcional)
Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo até as ameixas ou os damascos ficarem macios.
SORVETE DE CREME
Ingredientes:
500 ml de creme de leite fresco
1 caixa de creme de leite
1 lata de leite condensado
500 ml de leite
2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
6 gemas
6 claras em neve
1 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de fazer:
Em uma panela, misturar o leite condensado, o creme de leite de caixinha, a farinha de trigo, as gemas peneiradas, a baunilha e levar ao fogo mexendo até engrossar.
Bater as claras em neve firme.
Bater o creme de leite fresco em ponto de chantili.
Misturar as claras em neve com o chantili e o creme.
ATENÇÃO: utilizar ovos muito frescos.
Caramelizar uma forma de bolo inglês ou de pudim, forrada com filme plástico, jogar o creme dentro e levar ao freezer. Fazer de véspera.
CASO NÃO QUEIRA USAR AS CLARAS CRUAS, PODE-SE FAZER UM MARSHMALLOW COM A CLARA BATIDA EM NEVE FIRME E MISTURADA AO CHANTILI.
MARSHMALLOW
Em uma panelinha colocar uma xícara (chá) de açúcar, meia de água e levar para ferver em fogo médio até formar uma calda em ponto de fio fino. Despejar a calda quente vagarosamente sobre as claras em neve, sem parar de bater até terminar a calda e obter um creme leve e fofo, fazendo um marshmallow.
ATENÇÂO: o marshmallow não congela, então retirar o sorvete do freezer apenas na hora de servir, ele ficará com duas consistências.
SORVETE COM GELATINA
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 pacote de gelatina (do sabor de sua preferência)
Modo de fazer:
Preparar a gelatina de acordo com a embalagem e reservar.
Bater no liquidificador o leite condensado o creme de leite e a gelatina quente até espumar. Colocar em um recipiente e levar ao freezer. Quando congelar, retirar do freezer e bater novamente. Voltar ao freezer.
SORVETE DE COCO COM MOLHO DE MANGA
Ingredientes do sorvete:
2 ovos
200 g de chocolate branco
250 g de creme de leite fresco
1 vidro de leite de coco
2 colheres (sopa) de açúcar
Ingredientes do molho:
3 mangas grandes (2 xícaras de chá de polpa)
1 xícara (chá) e açúcar
½ xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de suco de limão
Modo de fazer:
Bater os ovos com o açúcar em banho Maria até espumar, retirar do fogo e reservar.
Derreter o chocolate em banho Maria e misturar com o creme de ovos, juntar o leite de coco e misturar tudo muito bem.
Bater o creme de leite em ponto de chantili e misturar ao creme. Colocar em uma forma revestida com filme plástico e levar ao freezer.
Para o molho, levar ao fogo brando a água com o açúcar e deixar ferver por cerca de 3 minutos. Retirar do fogo e deixar amornar.
Descascar as mangas, picar e colocar no liquidificador ou processador formando um purê, acrescentar o suco de limão e a calda de açúcar, bater tudo muito bem e colocar em uma molheira e servir com o sorvete.
SORVETE DE FRUTAS
foto
No livro de receitas da Nestlé têm algumas sugestões de sorvetes preparados com leite condensado e polpa de frutas muito fáceis e saborosas.
Diz o livro que todas as frutas viram sorvete quando misturadas ao leite Moça (leite condensado). Da laranja ao abacaxi, manga, goiaba, limão, banana ou ameixa, em suco, polpa ou pasta, basta misturar tudo e gelar, impedindo que se formem cristais, o leite Moça faz a base cremosa do sorvete, a fruta dá o sabor.
A receita clássica dos sorvetes de leite Moça e frutas é preparada com a polpa ou o suco da fruta, água se a fruta não for suculenta, ou se o suco for concentrado, leite Moça e, na maioria das vezes, suco de limão.
SORVETE DE BANANA COM CALDA QUENTE
foto
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite comum
2 bananas nanicas
Suco de meio limão
Calda de chocolate:
200 g de chocolate meio amargo picado
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de água
Modo de fazer:
Bater no liquidificador o leite condensado, o leite comum, as bananas e o suco de limão. Colocar em um refratário forrado com filme plástico e levar ao freezer por cerca de 4 horas.
Calda: Colocar em uma panela o chocolate picado, a manteiga e a água, levar ao fogo baixo, mexendo sempre até obter uma calda homogênea e reservar.
Ao servir, colocar as bolas de sorvete cobertas com a calda quente.
SORVETE DE MARACUJÁ
foto
Ingredientes:
3 maracujás grande ou 4 médios
1 lata de leite Moça
2 colheres (sopa) de suco de limão
Modo de fazer:
Cortar os maracujás ao meio e retirar a polpa. Colocar no liquidificador e juntar meia xícara (chá) de água.
Ligar e desligar o aparelho várias vezes (ou deixar na tecla pulsar), para separar a polpa das sementes, sem triturá-la.
Coar o suco em peneira fina.
Despejar o leite Moça no liquidificador e acrescentar uma medida da lata do suco de maracujá já coado.
Juntar o suco de limão e bater a mistura até obter um creme denso e homogêneo.
Despejar em uma forma apropriada de sua preferência e levar ao freezer por cerca de 2 a 3 horas.
DICAS: Proporção de leite moça (condensado) e frutas
1-Para sorvete de suco natural de frutas:
1 lata de leite moça
A mesma medida de suco natural de sua preferência
2-Para sorvete de suco de fruta concentrado:
1 lata de leite moça
A mesma medida de água
Meia medida de suco concentrado de sua preferência
3-Para sorvete de polpa de fruta:
1 lata de leite condensado
A mesma medida de polpa de fruta (200 g)
A mesma medida de água
Para fazer o sorvete com a polpa da fruta (banana, mamão, abacate, manga, abacaxi etc.) você deve obrigatoriamente bater os ingredientes no liquidificador, para que a polpa se desmanche mais facilmente.
Dependendo do tipo de sorvete que se vai fazer, é sempre bom forrar a forma com filme plástico para evitar que o contato prolongado da massa com o alumínio altere o sabor e a cor do sorvete.