Atendendo a inúmeros pedidos posto a receita desse pão, pois além de ser muito prático é
assado na panela, para conseguir aumentar a temperatura e manter a umidade do pão durante o processo de assar.
Nesse processo usa-se menos fermento e menos trabalho de sova. A fermentação longa promove uma digestão mais fácil e, segundo os panificadores, tem índice glicêmico menor em comparação aos pães feitos mais rapidamente. Só faço pão assim e fica sempre muito bom.
INGREDIENTES: ( rende 2 pães)
1kg de farinha de trigo ( eu uso a Renata)
5 g de fermento biológico seco ( meio pacotinho)
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de sal marinho
750 ml de água filtrada
MODO DE FAZER:
Numa tigela misturar a farinha com o fermento, adicionar o azeite e a água, começar a mexer e juntar o sal. Amassar tudo muito bem durante 5 minutos, a massa fica um pouco pegajosa mesmo.
Tampar com um pano e a cada 20 ou 30 minutos molhar os dedos e puxando a massa de baixo para cima, dar a volta toda, tampar e repetir essa operação por mais duas vezes.
Tampar a tigela com filme plástico e conservar em geladeira até o dia seguinte.
No dia seguinte retirar a tigela da geladeira logo cedo e deixar por cerca de 2 horas. Enfarinhar uma bancada e despejar a massa e dividir em duas porções, abrir cada uma pressionando levemente com os dedos formando um retângulo, dobrar a massa e 4 pontas, abrir e esticar novamente e fazer nova dobra.
Fazer uma bola, inverter a bola e girar rapidamente com as mãos, para que a massa fique bem selada, enfarinhar a bola levemente e colocar um pano limpo numa tigela, colocar a bola e cobrir, deixar descansar por cerca de uma hora. Fazer o processo com as duas partes.
Esquentar o forno: enquanto a massa repousa, ligar a forno na temperatura máxima (240 – 250 graus C) e colocar as panelas de inox com a tampa dentro delas por 30 minutos.
Quando as panelas estiverem bem quentes, retirar do forno, polvilhar farinha no fundo, colocar a massa dentro, fazer cortes em cruz na parte superior da massa para que o ar tenha por onde escapar durante o cozimento.
Tampar as panelas e levar ao forno durante 30 minutos. No final desse tempo, retirar as tampas, diminuir a temperatura do forno a 200ºC e deixar assar mais 15 a 20 minutos para criar uma boa crosta ou até dourar.
Retirar os pães do forno e colocar em uma grade para esfriar.
Sobre a grade, o pão esfria melhor, o ar circula por baixo e, sem contato direto com o vapor, ele fica crocante e seco por igual.
Obs: eu utilizo panela de inox.