DOCE NATALINO TÍPICO DO SUL DA ITALIA

Cresci degustando, no período natalino, um doce típico com mel. Todos os que frequentam a minha casa tornam-se fãs incondicionais desse doce!
Rosquinhas, tirinhas ou bolinhas de massa doce fritas, passadas no mel, de sabor inigualável, com gostinho natalino! Simplesmente uma delicia!
A base da receita é sempre a mesma, mas conforme a região da Itália e da cozinheira, aparecem pequenas variações nos ingredientes e na forma da apresentação.

CANNARICULI (STRUFOLI CALABRÊS)


RECEITAS DA MINHA MÃE GIOVANNINA

Ingredientes:
3 ovos inteiros
Farinha de trigo o suficiente, aproximadamente 400 g
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) rasa de fermento em pó
1 colher (sobremesa)de rum ou cachaça
Um fio de azeite
Uma pitada de sal
150 g de mel
Óleo para fritar

Modo de fazer
:
Misturar os ovos com o açúcar, juntar a pitada de sal, o azeite, o rum, o fermento e a farinha de trigo peneirada, até dar ponto de amassar sem grudar nas mãos.
Abrir a assa com o rolo ou passar no cilindro, cortar tiras ou fazer pequenas rosquinhas. Manter a superfície polvilhada com farinha para evitar que grudem.


Em uma panela funda colocar óleo suficiente para fritar. Aquecer o óleo e abaixar o fogo. Colocar as massinhas, aos poucos e quando começarem a dourar retirar e colocar em papel absorvente.

 

 


Numa panela funda despejar metade do mel, aquecer e colocar as massinhas fritas aos poucos mexendo sempre para que fiquem todas envolvidas com o mel. Repetir a operação até o término do material.

CICIRATA

 


É o mesmo doce com uma apresentação diferente e pode ser acrescido de nozes trituradas.

Ingredientes:
São os mesmos da receita anterior mais 150 g de nozes trituradas e um vidro de mel de 250 g.
Modo de fazer:
Misturar os ovos com o açúcar, juntar a pitada de sal, o rum, o azeite, o fermento e a farinha de trigo peneirada, até dar ponto de amassar sem grudar nas mãos.
Pegar pequenas porções de massa e fazer rolinhos, cortar e fazer pequenas bolinhas.


Em uma panela funda colocar óleo suficiente para fritar. Colocar as massinhas aos poucos e quando começarem a dourar retirar e colocar em papel absorvente.

Numa panela funda despejar metade do mel e das nozes trituradas, aquecer e colocar as massinhas fritas aos poucos mexendo sempre para que fiquem todas envolvidas com o mel e as nozes. Repetir a operação até o fim do material.

Com ou sem nozes, a Cicirata pode ser montada em forma de rosca.