Berinjela, um vegetal muito versátil

A berinjela é o fruto da planta Solanum Melongena. É originária da Índia onde começou a ser cultivada há cerca de 4.000 anos. Também cultivada há muito tempo na China, Oriente Médio e África. Chegou à Europa no século XIII através dos árabes pela península Ibérica, época em que os mouros dominavam as rotas do mediterrâneo, razão pela qual a cozinha siciliana é rica neste ingrediente.
foto

Conhecida como Berinjela, Brinjal, Berenjena, Eggplant, Aubergine, Melenzane e tantos outros nomes, é de fácil cultivo nas regiões tropicais, sensível ao frio, a geadas e ao excesso de chuva durante a floração.
A berinjela é rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais tais como: Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Magnésio e Alcalóides, que atuam diminuindo a pressão sanguínea e agindo também no controle do colesterol.

É um fruto carnudo que apresenta duas formas: alongada e arredondada. Sua casca é arroxeada, tem uma polpa branca, dentro da qual se encontram algumas sementes suaves. Existem mais de 30 variedades que se diferenciam pelas suas cores. A mais conhecida é a berinjela de casca roxa e formato alongado, mas também existem as de coloração branca, creme e rajada.

foto

A berinjela é encontrada no mercado durante todo o ano devido a seu cultivo em estufas. Em geral, as mais saborosas são as mais moles, pois estão com poucas sementes e com a casca lisa e brilhante. A cor que varia segundo o tipo deve ser sempre uniforme, sem manchas ou rugas.
É recomendável consumir as berinjelas com casca, onde se encontra boa parte dos nutrientes. São usadas no preparo de pratos como: cuscuz, antepastos, suflês, tortas, pães, saladas, risotos e massas. Podem ser cozidas, assadas e grelhadas.

São inúmeros os povos que elaboraram receitas deliciosas com berinjela. Os Árabes desenvolveram receitas preciosas como o babaganuch, uma pasta de berinjela com molho tahine, azeite, limão e alho. Na região da Provance, na frança, é ingrediente típico da ratatouille. Os gregos contemporâneos acrescentaram berinjela à receita de moussaka, vegetais em camadas, levadas ao forno com carne de carneiro e molho de queijo. Os italianos fizeram combinações fantásticas da berinjela com pimentões, tomates, azeitonas, alcaparras, queijos, orégano e manjericão criando pratos espetaculares!

Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, no caso, a berinjela de casca roxa, pois nas outras o amargo é mais suave, cortar e deixar de molho em água e vinagre por aproximadamente 15 minutos. Escorrer e secar com papel absorvente.

QUE TAL PREPARAR ALGUMAS RECEITAS FÁCEIS E GOSTOSAS COM BERINJELA?

CUSCUZ DE BERINJELA


Ingredientes:

2 berinjelas médias cortadas em cubos ( eu utilizo a de casca roxo clara, conhecida como japonesa, ou a rajada, porque não é necessário deixar de molho)
1 cebola pequena picada
2 alhos amassados
1 colher de sopa de orégano
1 pimentão vermelho picado
1 pimenta dedo de moça ou calabresa
½ xícara de chá de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
½ xícara de chá de azeitonas picadas, pretas ou verdes
1 lata de ervilha
1 caixa de purê de tomate
500 ml de água
3 xícaras de chá de farinha de milho em flocos
1 ovo cozido
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:

Cobrir o fundo de uma panela com azeite e dourar o alho e a cebola, adicionar a berinjela, deixar cozinhar até murchar e logo em seguida juntar o sal, orégano, a pimenta e a polpa de tomate, acrescentar a água e deixar cozinhar. Quando metade da água tiver evaporado, adicionar o pimentão picado, a azeitona, ¾ da ervila e o cheiro verde, deixar apurar mais um pouco e acrescentar a farinha de milho mexendo sem parar até que tudo esteja bem integrado. Quando aparecer o fundo da panela o cuscuz estará pronto. Despejar a massa numa forma de buraco no meio untada com azeite e enfeitada nas laterais com o restante da ervilha, as fatias do ovo cozido e algumas rodelas de tomate. Ao final colocar uma folha de papel absorvente sobre tudo e pressionar com as mãos para não ficar nenhum buraco no cuscuz e levar à geladeira. Quando estiver frio, desenformar num prato e enfeitar com alface e rodelas de tomate.

Esta receita pode ser preparada com abobrinha substituindo a berinjela que também fica muito boa.

Servir com salada verde ou de tomate.

SALADA DE BERINJELA



Ingredientes:
2 berinjelas médias cortadas em meias rodelas
1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
1 cebola grande ou 2 médias cortadas em meias rodelas bem finas
2 alhos bem picados
1 colher de sopa de orégano
1 xícara de chá de uvas passas brancas e pretas
1 xícara de vinho branco
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Misturar todos os ingredientes e regar com bastante azeite, colocar numa forma grande, cobrir com papel alumínio e levar ao forno, mexer de vez em quando, no final retirar o papel e deixar secar. Colocar numa travessa e levar à geladeira.
Fazer de véspera para curtir bem.

BERINJELA À PARMEGIANA

Ingredientes:

2 berinjelas médias
250 g de mussarela picada ou ralada
2 colheres de sopa de queijo tipo parmesão ralado
Mistura pronta para empanar à milanesa da Yoki
6 tomates maduros sem pele e sem sementes
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de orégano
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Cortar as berinjelas em fatias não muito finas no sentido do comprimento. Empanar as fatias com a mistura pronta, colocar numa assadeira untada com azeite. Regar as fatias com azeite e levar ao forno até dourarem.

Enquanto isso, fazer o molho de tomate da seguinte forma:

Dourar o alho em azeite e logo após adicionar os tomates picados, o sal e o orégano, deixar dar uma rápida refogada.

Montagem:

Numa travessa refratária fazer camadas alternadas de berinjela, molho, mussarela e queijo parmesão, levar ao forno quente para assar até derreter a mussarela.

Os italianos são mestres na elaboração de pratos com berinjela. A minha prima Pina D’Amante que mora em Scalea, cidade litorânea ao Norte da Calábria, prepara receitas fáceis e muito saborosas! Vale a pena conferir!

PASTA ALLE MELENZANE

 

Ingredientes:

500 g de macarrão tipo parafuso ou penne
2 berinjelas médias cortadas em cubos
2 dentes de alho picado
1 pimenta dedo de moça ou calabresa
5 tomates maduros sem pele e sem sementes picados
1 ramo de manjericão
Sal e azeite a gosto
Mussarela para ralar a gosto

Modo de fazer:

Colocar o azeite numa panela e dourar um alho, acrescentar a berinjela e deixar refogar até murchar.
Em outra panela, dourar o outro alho e juntar o tomate e o sal, deixar refogar e no final adicionar a berinjela já cozida e o manjericão, deixar pegar o gosto e juntar o macarrão que foi previamente cozido ao dente e escorrido, misturar bem, colocar numa travessa e polvilhar com bastante mussarela ralada.

Se tiver a panela Wok, a preparação ficará mais prática!

SALADA DE BERINJELA GRELHADA

Ingredientes:

2 berinjelas médias cortadas em rodelas não muito finas
1 cebola pequena cortada em meias rodelas
2 alhos cortados em lâminas finas
1 colher de sopa de orégano
1 colher de sopa de vinagre balsâmico ou de vinho branco
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Grelhar as rodelas de berinjela.

Enquanto isso, preparar o molho com a cebola, o alho, o orégano, o vinagre, o sal e o azeite, misturar tudo muito bem.
Em uma travessa fazer camadas alternadas de berinjelas e molho. Levar à geladeira para esfriar e curtir um pouco antes de servir.

A minha outra prima, Franca D’Amante que mora na mesma cidade, grelha as fatias de berinjela e tempera com pesto de manjericão, fica sensacional!

SALADA DE BERINJELA COM PESTO DE MANJERICÃO

Ingredientes:

2 berinjelas médias
1 maço de manjericão
1 dente de alho
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Colocar os ingredientes num processador e moer ou amassar tudo num pilão. Numa travessa dispor as fatias de berinjela e jogar por cima o molho. Se gostar pode-se adicionar pimenta calabresa ou dedo de moça e um pouco de vinagre.

pesto de manjericão