BAKLAVA

A baklava ou baclava é um tipo de pastel elaborado com uma pasta de nozes trituradas, envolvida em massa filo e banhada em xarope ou mel, existindo variedades que incorporam pistaches, avelãs e sementes de papoula. É geralmente servida como sobremesa nos países que fizeram parte do antigo Império Otomano, sendo um dos pratos nacionais da Grécia.

Degustei esse delicioso e tradicional doce na ilha de Miconos(Grecia)image

Tipo de prato: doce
Tempo de preparo: 20 minutos, 1 h de cozimento, total 11,20 h
Rendimento: 18 pessoas

Ingredientes

1 xícara (225 g) de manteiga, derretida
450 g de nozes picadas
1 colher (chá) de canela em pó
450 g de massa filo
1 xícara (240 ml) de água
1 xícara (200 g) de açúcar
1/2 xícara (120 ml) de mel
1 colher (chá) de baunilha

Modo de preparo

Preaquecer o forno a 180 °C.
Untar o fundo e as laterais de uma forma refratária (23×33 cm) com a manteiga derretida.
Misturar as nozes com a canela. Reservar.
Abrir a massa filo e cortar do tamanho exato da sua forma.
Cobrir a massa com um pano úmido para que ela não seque enquanto você está utilizando-a. Forrar a forma com duas folhas de filo, pincelar a massa de cima com manteiga. Fazer o mesmo processo até que tenha montado 8 camadas com as folhas de massa filo. Por cima da última camada, polvilhar de 2 a 3 colheres de sopa das nozes com a canela. Cobrir as nozes com 2 folhas de filo. Pincelar a folha de cima com manteiga, polvilhar com as nozes. Repetir esse processo até que tenha de 6 a 8 camadas.
Usando uma faca afiada, cortar a massa no formato de losangos ou no formato de quadradinhos. A massa deve ser cortada até a última camada, no fundo da forma. Assar por aproximadamente 50 minutos ou até que a baklava esteja crocante e corada.
Enquanto a baklava está assando, preparar a calda. Ferver a água com o açúcar. Quando o açúcar estiver dissolvido acrescentar o mel e a baunilha. Abaixar o fogo e deixar a calda cozinhar por 15 a 20 minutos, em seguida, retirar do fogo e deixar esfriar.
Retire a baklava do forno e imediatamente regue-a com a calda. Deixe esfriar e sirva em forminhas de papel. Guarde a baklava sem tampa, para não ficar mole.